MICCROEMPREENDEDORAS DE JUAZEIRO PARTICIPAM DE OFICINA PARA O PRÊMIO MULHERES DE NEGÓCIOS

blogqspmarcha mulherCom uma trajetória de persistência e êxito, a Microempreendedora Individual (MEI) Leoneide Alcântara Marques, está entre as 15 mulheres de Juazeiro que participaram da oficina “Escreva Sua História e Avalie Sua Empresa”, realizada nessa quarta-feira, no auditório do Sebrae em Juazeiro.

A proposta foi de reunir empreendedoras interessadas em contar suas histórias orientá-las na formatação do relato inscrito que será inscrito na edição 2013 do Prêmio Mulher de Negócios. “A empresa em que eu trabalhava reduziu o quadro na época e como eu não tinha outra fonte de renda, resolvi trabalhar para mim e escolhi vender acarajé. Hoje, 13 anos depois, trabalho com a ajuda de uma irmã e já emprego seis pessoas com todos os direitos assegurados”, conta a MEI, conhecida como “Irmã Neide”.

O momento lúdico da oficina, no qual cada uma das participantes constrói desenhos de como imaginam o futuro de seus negócios, foi um dos que encantou a MEI Zilma Tanajura Machado. “Foi muito bom ter participado da oficina e poder mostrar as empreendedoras da região e suas histórias de luta, persistência e criatividade”.

Para a consultora do Sebrae, Rosana Viana, a metodologia utilizada na oficina permitiu a interação das mulheres, de modo que o aprendizado viesse através de cada relato repassado. “Esse momento permite ainda que as mulheres usem suas expressões na apresentação das histórias. Umas colaboram com as outras e o fato de algumas já terem participado de prêmios anteriores ajuda nessa interação”, avalia a consultora.

Ela acredita que as mulheres que contam suas vidas como microempreendedoras gostam de trocar experiências, sentem necessidade de estarem interligadas e enxergam essa oportunidade como um grande aprendizado. “A mulher dá muito valor à emoção e percebemos que elas se sentem ainda mais mulheres quando falam de suas experiências, percebendo que outras também passam por dificuldades e superações e, então, enxergam que não estão sozinhas”, explica a consultora.

Prêmio Mulher de Negócios

O prêmio é uma parceria entre o Sebrae, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 de agosto.

A premiação tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino e, desde 2004, vem revelando a trajetória profissional de empreendedoras de sucesso através de seus relatos, evidenciando a essência de cada negócio. Na última edição, 3.625 mulheres do país se inscreveram, sendo 465 delas da Bahia

Cristina Laura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *