Programa entrega primeiros óculos a crianças carentes

 

Primeiros óculos do Projeto Olhar Brasil serão entregues nesta quinta-feira

 

Alunos da Escola Laurita Leda, da rede pública de ensino, receberam nesta quinta-feira (16), os primeiros óculos do Projeto Olhar Brasil, uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina, através das Secretarias de Saúde e Educação. Nessa primeira etapa do projeto estão sendo beneficiadas 32 crianças que em consultas oftalmológicas, realizadas anteriormente, apresentaram algum tipo de dificuldade visual. A entrega dos óculos aconteceu no prédio da própria escola e contou com a presença  da secretária de saúde, Lúcia Giesta.


O Olhar Brasil foi implantado em 2007 pelo Governo Federal, para identificar erros de refração em estudantes matriculados na rede pública de ensino, evitando conseqüentemente a evasão escolar. No município de Petrolina, o projeto foi colocado em prática durante a gestão do prefeito Julio Lossio e a primeira instituição de ensino beneficiada foi a Escola Laurita Leda, no bairro Vila Marcela. Durante o processo as 336 crianças que estudam na unidade passaram por uma triagem, e destas, 120 realizaram exames oftalmológicos completos. Os estudantes que apresentaram problemas visuais puderam ainda escolher as armações dos óculos, que também serão distribuídos gratuitamente.

A secretária de saúde, Lúcia Giesta, ressalta a importância do projeto e diz que a iniciativa irá contemplar outras unidades de ensino do município. “É grande o número de crianças que apresentam dificuldade para enxergar, mas não sabem que precisam do uso de óculos e isso termina influenciando no rendimento escolar, por isso esse trabalho que está sendo desenvolvido é muito importante. Assim como a Laurita Leda, outros colégios também serão beneficiados, para que possamos atender o maior número de crianças possível”, finaliza. Até o momento o projeto Olhar Brasil atendeu estudantes da Escola Dom Idílio José Soares, Escola Maroquinha e a Escola Professor Walter Gil.

 

Texto:Taisa Alencar

Foto:Farnésio

Imagem ilustrativa

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *