EBDA IMPLANTA QUINTAIS AGROFLORESTAIS EM JEREMOABO

BLOGQSP.PLANTASAté o final de julho, famílias de agricultores familiares foram contempladas com quintais agroflorestais no município.

Para beneficiar famílias de agricultores familiares de Jeremoabo, o escritório local da EBDA no município, pertencente à gerência regional de Paulo Afonso está implantando quintais agroflorestais.

A ação faz parte do Programa Quintais Agroflorestais da EBDA, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), que trabalha a preservação e conservação ambiental.

A iniciativa visa transformar áreas de 1.600 metros quadrados, dentro das propriedades, em espaços agroflorestais, com a plantação de fruteiras resistentes ao clima do semiárido, juntamente com plantas nativas e lavouras anuais. A atividade tem a orientação do técnico da empresa, Ademar Bispo dos Santos, com o apoio do gerente regional Manoel Uelbson, sob a coordenação da técnica Margarida Cazario de Mori.

O primeiro quintal da região foi concluído na semana passada, e os demais, até o final do mês. Localizado na fazenda Canabravinha dos Cândis, no povoado de mesmo nome, foram plantadas no quintal 49 mudas adquiridas através do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Nordeste da Bahia (Centrenor), da região de Ribeira do Pombal. Plantas nativas (ipê e cedro), frutíferas (caju, pinha, acerola, pitanga, noni) e forrageiras (gliricídia, leucema e palma) fazem parte da composição dos quintais.

Maria Ana de Jesus Souza – proprietária do terreno onde está sendo montado o quintal – está muito satisfeita com a iniciativa da EBDA. Ela conta que a partir das instruções passadas pelos técnicos da empresa, está aprendendo a utilizar mais o seu terreno para cultivar novas plantas e produzir mais alimentos.

O sistema agroflorestal, além de permitir a produção de alimento durante todo o ano, é favorável à manutenção de um microclima ideal para o desenvolvimento de plantas adaptadas ao semiárido. Com isso, a agricultura familiar dispõe de mais uma opção para a geração de alimento e renda.

Assimp/EBDA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *