Juazeiro ultrapassa mais uma vez a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e acompanha número maior de famílias beneficiárias do Programa Bolsa-Família no município.
Segundo a Coordenação-Geral de Política de Alimentação e Nutrição do país, atualmente existem 21,7 mil famílias para acompanhamento e 21,2 mil famílias acompanhadas pela gestão municipal.
Com isso, Juazeiro alcança cobertura de 97,58% (1º vigência de 2013) sendo de 80% a meta do Governo Federal. A Secretaria da Saúde de Juazeiro, através da equipe do Núcleo Alimentação e Nutrição do município, está mais uma vez comemorando o resultado, afirma a nutricionista, Lidiane Nascimento.
“Isto comprova que as ações nutricionais direcionadas aos beneficiários estão corretas e mesmo assim a gestão continuará intensificando os trabalhos, as orientações sobre aleitamento materno, cobertura vacinal, atividades educativas, dentre outras ações. Vamos melhorar cada ano estes percentuais. O objetivo é oferecer mais qualidade de vida para a comunidade”, disse a nutricionista.
São acompanhados: gestantes, crianças com idade até 7 anos e mulheres em idade fértil na faixa-etária de 14 a 44 anos. Desde 2010, que a Secretaria da Saúde vem evoluindo positivamente na cobertura do Programa, quando subiu de 45% para 74% o percentual durante a primeira vigência (primeiro semestre).
Na primeira vigência de 2011, o município também festejou a cobertura de 88%. No primeiro semestre do ano passado, o percentual conquistado foi de 95% e no segundo semestre do mesmo ano (2012), a prefeitura atingiu percentual de 92,80%,
Para que o beneficio não seja perdido, a nutricionista orienta que as famílias devem procurar os postos de saúde duas vezes ao ano, durante cada vigência, que acontece de seis em seis meses, para a realização dos exames de rotina, como vacina, verificação de peso, pré-natal, dentre outros. As gestantes e crianças com até 7 anos de idade (através dos responsáveis) devem se dirigir as unidades mensalmente para realização desses exames.