Secretaria de Educação de Petrolina abre inscrições para processo de aclamação nos Núcleos Administrativos

A Secretaria Municipal de Educação de Petrolina informa que os professores que foram aprovados no teste de competência técnica nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2011 podem realizar as inscrições neste mês de julho, para participar do processo de aclamação dos Núcleos Administrativos Pedagógicos / Unidades Escolares. Os interessados devem comparecer no dia 18 de julho, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, das 8h às 15h e procurar os membros da Comissão Especial Central. O processo de aclamação para ocupação da vaga da equipe gestora (secretário (a), gestor escolar e vice-gestor), consiste na escolha democrática, realizada através de voto aberto, em que a Comissão Escolar organiza um espaço em cada Instituição Educacional participante. Logo em seguida, convida a Comunidade Escolar, formada por pais, servidores efetivos e alunos acima de 12 anos e junto com a Comissão Especial Central verificam a aceitação ou não da Comunidade Escolar, de acordo com as intenções da equipe para gerir os Núcleos Administrativos / Unidades Escolares. Após esse processo, é registrada em ata, a decisão tomada e computados os votos por seguimento (pai, aluno, servidor) do Núcleo Administrativo que se pretende gerir, para posteriormente verificar se o resultado foi positivo ou negativo. A aclamação ocorrerá em nove Núcleos Administrativos Pedagógicos, que não passaram pelo processo eleitoral anteriormente por não terem formado chapas de candidatos, como por exemplo, ocorrerá no Núcleo Administrativo 26, composto pelas Escolas Municipais José Nunes de Santana e José Ribeiro da Silva.
Os documentos necessários para fazer a inscrição no processo de aclamação são:

Documento de Identidade;
Comprovante de tempo efetivo de serviço como professor da Rede Municipal de Ensino de Petrolina de no mínimo quatro anos, dos quais no mínimo três de docência escolar;
Comprovante de conclusão do curso superior de Licenciatura Plena em qualquer área do conhecimento;
Declaração de quitação das prestações de contas dos últimos quatro anos devidamente aprovados dentro dos prazos legais, no caso dos gestores candidatos a reeleição;
Declaração de disponibilidade de tempo para o exercício da função;
Declaração de Certificação Técnica;

Além dos documentos citados, é necessário que se tenha a proposta de gestão escolar que deverá contemplar, entre outros pontos, a melhoria na qualidade do ensino (redução do índice de evasão, repetência e defasagem idade/série), bem como, o compromisso com o projeto de gestão democrática do Núcleo Administrativo Pedagógico / Unidade Escolar, em consonância com as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação. O processo de aclamação ocorrerá no período de 25 a 29 de julho. O resultado oficial das aclamações será divulgado no dia 01 de agosto e, posteriormente, acontecerá o curso de formação para os aclamados, no prazo de 01 a 05 de agosto.

Texto: Élida Maria

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