TODOS OS RUMOS


Sucessão Política de Juazeiro (Articulações)

Mônia Katiúcia Ramos

Na cidade de Juazeiro todas as forças políticas estão em movimento para a disputa do pleito eleitoral de 2012. Existem vários nomes de candidatos a cadeira do Prefeito Isaac Carvalho, e as articulações não param de acontecer.

O ex-prefeito, hoje Deputado Federal Joseph Bandeira encontra-se numa sinuca de bico e quase sem bola na caçapa. Jaques Wagner, Governador da Bahia, tem por compromisso e interesse a reeleição do atual prefeito, inclusive declarou apoio aberto e irrestrito a Isaac Carvalho, restando a Joseph Bandeira a porta de saída do PT. 
As informações dão conta de que a Codevasf, estaria indo parar nas mãos do PSB na pessoa do atual Procurador do Município o Advogado Carlos Luciano. Em se confirmando, é visível a postura do Governador da Bahia em dar um “by-pass” em Bandeira. Joseph já estaria se alinhando com o Deputado Estadual Roberto Carlos buscando legenda nas hostes do PDT. E como foi veiculado na mídia, até o publicitário e compositor Mauricio Dias, o Mauriçola, “fiel escudeiro” de Joseph fez um Jingle para o Prefeito Isaac desancando em seus versos inclusive o ex-companheiro Bandeira. Aguardemos…

De outro lado o que se tem visto e sabido é que o ex-procurador do Município de Juazeiro, o Advogado Márcio Jandir, atualmente filiado ao PCdoB, está tentando uma articulação de forças consolidadas e proeminentes. Nessa leva de possibilidades estão o ex-prefeito e deputado federal Jorge Khoury (DEM), Edson Tanuri (PSDB) ex-secretário de obras, o empresário Assunção de Castro e possivelmente o ex-prefeito Misael Aguillar (PMDB). Para essas forças se agruparem em torno do nome de Márcio Jandir o que se espera é que ele traga o também advogado e ex-candidato a prefeito e deputado estadual Wank Medrado (PSL) que seria o vice na chapa, formando assim uma vanguarda para disputar o pleito. Dá-se como certa a ida de Jandir para o PSDB, que hoje figura por detrás das muradas do governo comunista. E agora?

O Prefeito Isaac Carvalho tenta de todas as formas possíveis e conta com a ajuda do Governador Jaques Wagner para segurar seu leque de apoio, situação dificílima tendo em vista que o governo da “mudança” sofre ataques movidos pela insatisfação popular cotidianamente. Os vereadores de situação esperam melhoras e os aliados políticos também para decidir enfim em que embarcação irão remar. O prefeito conta com o apoio do ex-deputado estadual Pedro Alcântara, enfraquecido após a derrotana eleição última.
Não se deve esquecer que forças insatisfeitas do próprio PCdoB ventilam ainda a possibilidade de substituir o prefeito Isaac na disputa de 2012 pelo nome de Crisóstomo Lima, o Zó, vereador licenciado e hoje secretário da SEIASC.
A certeza é de que as forças políticas de Juazeiro estarão contra Isaac Carvalho em 2012, pois em política a articulação é o que conta.
Até o próximo capítulo dessa epopéia eleitoral que está apenas começando.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *