Exposição marca comemoração de 110 anos de Joãozinho do Pharol

 

O Movimento Petrolina Literária, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina, realizou na manhã de ontem (11), a abertura da exposição em comemoração aos 110 anos de João Ferreira Gomes, conhecido como Joãzinho do Pharol, fundador do Jornal O Pharol. Na solenidade, estavam presentes o vice-prefeito da cidade, Domingos Sávio, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, Luís Cláudio Dias, a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, a Secretária de Comunicação, Emanuela Meira, o vereador Pérsio Antunes (PMDB), filha e netos de Joãozinho e a imprensa local.


Com o objetivo de fortalecer as manifestações culturais e manter viva a memória dos que fazem a história no município, a exposição faz alusão ao precursor do jornalismo no Vale do São Francisco. “A exposição possibilita aos espectadores uma reflexão sobre a vida e a obra de um homem que era comprometido com a história da nossa cidade. Isso engrandece cada dia mais a cultura de nosso povo”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, Luís Cláudio Dias.


João Ferreira Gomes, o Joãozinho do Pharol, nasceu em Petrolina e tinha 13 anos quando lançou o primeiro jornal, o “Correio da Infância”. Mais tarde, aos 15 anos, substituiu o nome do jornal por “O Pharol”, que se transformou no periódico de maior tempo em circulação na cidade, com assinantes em território nacional e no exterior. “Joãozinho do Pharol foi um visionário em Petrolina. Ele fez imprensa quando sequer existia rádio na região. Então, eu vejo com muita alegria essa homenagem. Foi uma iniciativa extraordinária”, declarou entusiasmado o neto de Joãozinho, Joaquim Coelho.


A exposição terá a duração de uma semana e poderá ser conferida no horário de 8h às 17h, no Museu do Sertão de Petrolina.

 

 

 Ascom/PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *