Prefeitura de Petrolina e Fundação Alphaville iniciam capacitação de professores em educação ambiental

Começa na próxima segunda-feira (11) e segue até o dia 15 de julho, das 08h às 17 horas, no SEST/SENAT, o curso de formação de professores em educação ambiental, oferecido pela Fundação Alphaville, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina. O treinamento acontecerá no intuito de preparar os professores das escolas municipais para realizar atividades ambientais na escola e na comunidade, tenho como ferramenta o primeiro viveiro de produção de mudas do município, que será instalado na Escola Municipal Governador Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite.


A capacitação, ministrada pela educadora ambiental Kellen Andrezza de Araújo Freitas, contará com a participação de 35 participantes, entre professores, coordenadores e convidados das comunidades próximas às Escolas Municipais Governador Miguel Arraes, Professor Anésio Leão, Mãe Vitória e Professor Nicolau Boscardin. Na programação de 40 horas, estão previstas atividades relacionadas ao planejamento urbano, biodiversidade, mudanças climáticas, recursos hídricos, entre outros.


A iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental “Petrolina Mais Verde”, que visa atender as condicionantes estabelecidas pela Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA para a concessão da licença ambiental do empreendimento Terras Alpha, instalado em Petrolina. Essa compensação ambiental prevê, além da capacitação dos professores e da implantação do viveiro de mudas, o oferecimento de cursos de qualificação profissional na área de construção civil para moradores do entorno do empreendimento.


De acordo com a coordenadora de sustentabilidade da Fundação Alphaville, Graça Rodrigues, o “Petrolina Mais Verde” busca sensibilizar a comunidade escolar para o plantio e cultivo de mudas de espécies arbustivas e ornamentais. Segundo Graça Rodrigues, a partir desse projeto, será possível iniciar os participantes na prática de manejo das espécies, colaborar para a manutenção da vegetação nativa e reforçar a importância desse aprendizado para a conservação das funções ecológicas do ambiente e melhoria da qualidade socioambiental do município.


“Esse programa acaba ganhando força na medida em que levamos um ingrediente a mais para a sala de aula e para a comunidade. Vincular educação formal e matérias transversais, como é o caso da temática ambiental, é imprescindível para o desenvolvimento pessoal e social das crianças, que possuem suas mentes ainda em formação”, ressaltou o Diretor-Presidente da AMMA, Geraldo Junior, salientando a importância da capacitação desses professores e da atuação da Agência, que diversifica cada vez mais as suas atividades.


A construção do primeiro viveiro de produção de mudas de Petrolina, que terá um caráter prático e interdisciplinar, será coordenada pela educadora ambiental da Fundação Alphaville e por técnicos da Agência Municipal de Meio Ambiente. Nos três primeiros meses, a Fundação acompanhará o desenvolvimento do viveiro, auxiliando as escolas para os cuidados e manutenção do espaço.



Kellen Andrezza de Araújo Freitas – Kellen é graduada em Ciência da Informação, pela Universidade Federal do Amazonas; possui Especialização em Docência do Ensino Superior e em Planejamento e Gerenciamento dos Recursos Hídricos; e Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais, pela mesma Universidade. A educadora ambiental, que já trabalhou órgãos como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus – AM e Instituto Federal do Amazonas, atua como consultora em educação ambiental no Programa “Educação para a Sustentabilidade”, da Fundação Alphaville, desde 2009.

 

 

 

 Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *