Direto de Ouricuri

Curso vai discutir técnicas de manejo ecológico do solo


Nos próximos dias 15,16 e 17 de julho, o engenheiro agrônomo, ambientalista e pesquisador Sebastião Pinheiro irá ministrar o curso de Manejo Ecológico do Solo na sede urbana do Caatinga, localizada na Lagoa do Urubu, em Ouricuri-PE. A atividade é uma iniciativa das organizações não governamentais Caatinga e Centro Sabiá em parceria com outras entidades. Além do Sertão do Araripe, o curso será ministrado dos dias 8 a 10 deste mês em Caruaru, no Agreste pernambucano.


Durante as atividades, o agrônomo irá apresentar técnicas de análise do solo, especialmente dos aspectos microbiológicos, que além de utilizarem materiais simples são de fácil compreensão para as famílias agricultoras. Na programação estão discussões sobre a agroecologia e outros temas nessa área, mas também momentos práticos. Os participantes foram convidados, por exemplo, a levarem amostras do solo de suas propriedades, para que sejam analisadas durante a atividade.


Para o Coordenador Geral do Caatinga, Paulo Pedro de Carvalho, essa é uma boa oportunidade para qualificar a qualidade da assessoria a famílias agricultoras na região. “Para nós esse curso, será de uma riqueza muito grande, pelo que a gente conhece do professor Sebastião Pinheiro, e pela demanda que temos de fazer um melhor acompanhamento das condições do nosso solo”, ressalta.


Os dois cursos devem reunir 80 agricultores e agricultoras e técnicos/as de organizações sociais, que além das práticas de manejo de solos, conhecerão formas mais acessíveis de realizar análises microbiológicas no campo. Em Ouricuri, o curso terá a participação de pessoas dos estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba.


 

Texto: Elka Macedo/ Catarina de Angola/ Ana Célia Floriano


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *