Prefeitura diz que Obras das cinco creches estão bem adiantadas em Juazeiro

 


As obras das cinco creches adquiridas em 2009 pela Prefeitura de Juazeiro junto ao governo Federal, através do programa Proinfância, já estão bem adiantadas no município. No bairro Codevasf, por exemplo, já está sendo batida a laje de todo o prédio, e as próximas etapas serão madeiramento, reboco e piso. Situação semelhante da encontrada nos outros bairros beneficiados (Palmares, João Paulo II, Tabuleiro e Novo Encontro), onde a expectativa é de que nos próximos meses as obras sejam entregues. O prefeito Isaac Carvalho assinou, em maio deste ano, o termo de compromisso que assegura a construção de mais 10 creches, pela mesma parceria, e em breve deverão ser anunciadas as ordens de serviço.


O número, que é destaque no país, se deve a uma articulação política forte, que tem como foco a educação, e a elaboração de bons projetos pela Secretaria de Educação, que tornaram possíveis a realização desse feito, que Juazeiro não vê a mais de 20 anos. “Estamos felizes com a conquista que é fruto de muito trabalho e esforço de toda uma equipe de governo. O município estava carente de obras como essa e temos a certeza que as creches proporcionarão mais oportunidades e uma educação infantil de melhor qualidade”, ponderou o titular da pasta, Plínio Amorim.


Os Centros de Educação Infantil, como são denominadas as creches, são do tipo B e C, e terão capacidade para atender nessa primeira etapa, mais de 800 crianças entre 0 e 5 anos. Na estrutura será priorizada a acessibilidade, e serão feitas as adequações necessárias para os portadores de necessidades especiais, inclusive com a criação de rotas e sinalização. Cada prédio contará com ambientes pedagógicos, administrativos, recreativos, esportivos e de alimentação; salas de aula; fraldários; bibliotecas; salas de leitura e informática; sanitários; espaço para recreio coberto; refeitório e secretaria.


Segundo o encarregado da obra no bairro Codevasf, Rivanildo Jesus Santos, a creche daquele local tem previsão de entrega em outubro ou novembro. “Estou muito feliz de poder trabalhar nesse projeto, porque sei que tudo está sendo feito com muita qualidade e que o resultado final será aprovado por todos. Já vi as maquetes no computador e tenho certeza que tudo ficará muito bonito. Trabalhar com algo assim dá muito orgulho”, afirmou entusiasmado. Mas, não são somente os trabalhadores que conseguem enxergar o benefício que a nova estrutura trará. Mães e pais já estão na expectativa de poderem matricular seus filhos no próximo ano.


Cristina Herculana dos Santos, mora próximo a uma das unidades que estão sendo construídas, e já criou 10 filhos com muito sacrifício. Ela espera que o mais novo, de apenas 3 anos, possa ter um acompanhamento melhor. “Com meu filho estudando em uma creche como essa, vou ter mais tranqüilidade para conseguir um trabalho, pois sei que ele estará seguro e recebendo a atenção necessária”. O comunitário Carlos Antônio da Silva, não tem filhos nessa idade, mas demonstrou-se contente pela melhoria do bairro. “Sem dúvida é uma coisa boa para todos nós. A gente tem que olhar para o todo, e com toda certeza digo que essa creche vai trazer melhorias para a vida de muitas famílias”, justificou. 

 
 Ascom/PMJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *