MUTIRÃO PRESTOU ATENDIMENTOS A CERCA DE DUAS MIL PESSOAS NA PRAÇA DA BANDEIRA NESTA QUINTA-FEIRA

BLOGQSP.MULTIRÃO.3jpgCerca de duas mil pessoas compareceram à Praça da Bandeira durante todo o dia desta quinta-feira (11) buscando atendimento no Mutirão do Registro Civil e Documentação Básica, além de receberem serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, assistência social e jurídica.

O evento fez parte da programação de aniversário da cidade, numa realização da Prefeitura de Juazeiro e da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH).

O Mutirão teve início às 09 horas com apresentações culturais da banda marcial da Escola Municipal Guiomar Lustosa, da Orquestra Mirim da Escola Municipal Maria de Lourdes Duarte e coreografias de dança com as crianças do PETI do bairro Tabuleiro.

O Prefeito Isaac Carvalho foi representando pelo Procurador Geral, Carlos Luciano de Brito Santana, que coordenou toda a ação pelo município. Também estiverem presentes o secretário da Seiasc, Cisley Bandeira, o assessor de Gestão Intersetorial, Rosselvelt Duarte, e os vereadores Eduardo, Zó e Anderson.

Os serviços mais procurados foram para emissões de Registro Civil, Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho. Muitas mães buscavam conseguir a documentação básica necessária para a inclusão social dos filhos nos programas sociais, como a diarista Carmelucia Souza dos Santos, do bairro Alagadiço. “Essa é uma oportunidade muito boa, pois meu filho Pablo tem 11 anos e estava sem o Registro. Agora estou muito feliz porque vou poder tirar os outros documentos e assim ele vai poder entrar nos programas”, comemorou.

A ação, incentivada pelos governos Federal e Estadual, foi abraçada pelo governo Municipal e faz parte do “Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica”, em Juazeiro estando à frente a Procuradoria Geral do Município, a Comissão dos Selos ABRINQ e UNICEF, a Assessoria Municipal de Gestão Intersetorial, a Seiasc, a Seduc, a Sesau e outros parceiros, como o SAC, o PROCON, o Conselho Tutelar e a Polícia Civil.

Além do acesso à documentação básica, o Mutirão também ofereceu à população serviços de saúde como teste de glicemia, aferição de pressão, pesagem e cálculo do índice de massa corporal (IMC), atividades lúdico-pedagógicas para crianças, como também assistência jurídica e encaminhamentos sociais através das equipes do CRAS, do CREAS e do Bolsa Família.

O Procurador Carlos Luciano avaliou a ação como bastante positiva. “Praticamente dobramos o número de beneficiados em relação ao ano passado, atingindo a marca de 1.960 atendimentos e superando a expectativa em mais de 90%. É muito gratificante ver que estamos facilitando o acesso e o direito à cidadania a tantas pessoas”, ressaltou. Juazeiro foi o 20º município da Bahia a receber o Mutirão em 2013 e atingiu a marca de 270 emissões de Registro Civil.

Para o representante da Secretaria de Justiça do Estado, Elves Martins Machado, o município mais uma vez realizou uma grande ação. “Nosso foco sempre é no Registro Civil, pela carência que há em todo o estado, mas através dessa importante parceria com os municípios a gente acaba realizando vários outros tipos de atendimentos e com isso garantindo o acesso aos direitos básicos para todo cidadão. Juazeiro está de parabéns por toda essa mobilização e empenho”.

Por Luiz Hélio/Seiasc

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *