seminário marca dez anos de criação do comitê da Bacia do São Francisco


Para marcar o aniversário dos 10 anos da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), foi iniciado um evento hoje (07), no auditório do Senai, que contou com a presença do Prefeito de Petrolina, Julio Lossio, do atual presidente do comitê, Geraldo José dos Santos, do Ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho (PSB), além da presença diversas autoridades políticas, membros do comitê, entidades indígenas e sociedade civil.

O evento além de comemorar os 10 anos do comitê da Bacia do São Francisco, marcou a XIX reunião plenária ordinária, onde foi abordado o trabalho e funcionamento da bacia dos municípios e uma hidrográfica do Rio São Francisco, nos seus 270km de extensão, banhando 503 municípios e uma população estimada em 15,5 milhões de pessoas, numa área de 634 mil km².

O presidente do comitê, Geraldo José dos Santos, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo comitê ao longos dos anos. “Estamos comemorando com muita alegria esses dez anos, um trabalho que reuniu governos para propor um trabalho sério e um trabalho continuado para a revitalização da bacia hidrográfica. Precisamos que a água chegue a todas as comunidades com qualidade. Buscamos implantar um instrumento de gestão, fazendo o Plano Diretor da bacia para orientar as ações para que todos entendam que a água é um bem de todos e tem um valor econômico e social”, ressaltou.

Durante discurso da plenária, o prefeito Julio Lossio comentou sobre o crescimento de Petrolina e seus principais desafios. “Somos uma cidade que obteve crescimento econômico através do Rio São Francisco, mas conservamos ainda muitos problemas. Temos uma população de 50 mil habitantes que vivem nas áreas irrigadas sem água tratada. Portanto, a conservação e preservação do rio é um desafio de todos os governos”, destacou o prefeito.

Durante evento, o ministro Fernando Bezerra autorizou a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf a realizar processo licitatório objetivando a execução das obras e serviços relativos de construção e conclusão das sentenças de esgotamento sanitário de oito municípios de Pernambuco.

O evento vai até o próximo sábado (09) , onde serão definidas normas de uso de recursos naturais da bacia acerca da preservação e exploração dos potenciais do rio.


Texto: Mônica Silvestre

Foto: Gilson Pereira



 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *