TÉCNICOS DO CESOL PARTICIPAM DO I ENCONTRO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO

BLOGQSP.UNEBCom o objetivo de levantar propostas para construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, aconteceu na amanhã desta sexta-feira (05), o ‘I Encontro Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário’ no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

Os técnicos do Cesol participaram dos três eixos temáticos, onde foram discutidos o Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental, a Gestão e Participação Social, e a Reforma Agrária e Democratização do Acesso a Terra e aos Recursos Naturais.

Após o grupo discutirem os eixos temáticos e elaborar as propostas, os participantes voltaram a plenária geral para aprovar as propostas e eleger os 10 delegados para representar Juazeiro na próxima etapa.

As técnicas do Cesol Cristina Ramos e Diana Oliveira foram eleitas como delegada e suplente, respectivamente.

O evento é um preparativo para a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS), que acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto em Salvador. Na etapa Estadual será consolidado um documento contendo as diretrizes prioritárias dos encontros territoriais que tem como principal foco a participação das representações da população rural. A expectativa é que o documento final contenha as diretrizes para melhorar a qualidade de vida de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, quilombolas, povos e comunidades tradicionais.

A solenidade de abertura do evento contou com a participação do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, que também foi eleito como delegado, representando o poder público. O Encontro foi uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Territorial (CODETER) Sertão do São Francisco e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *