Secretaria de Saúde lança campanha para a saúde do Homem no bairro José e Maria

 

“É hora de quebrar preconceito. Cuidar da Saúde também é coisa de homem” é o título da ação do Programa de Saúde do Homem, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que trabalha na prevenção de doenças e promoção da saúde masculina, no dia dedicado a ele, “Dia da Saúde do Homem”, lançado na tarde da última sexta-feira (01), no bairro José e Maria. O município de Petrolina foi selecionado entre todas as cidades de Pernambuco, pelo Ministério da Saúde para desenvolver um programa precursor, destinado à saúde dos homens. Esse programa consiste no trabalho desenvolvido por profissionais de saúde (médicos, farmacêuticos, psicólogos e enfermeiros) nas comunidades, junto a população masculina com informações e reflexões relacionadas à saúde do homem, através de diálogos e troca de informações em rodas de conversas.


Com o tema “Saúde também é coisa de homem: Viva mais e melhor sem preconceitos”, a Secretária Municipal de Saúde de Petrolina tenta mudar a cultura existente de que o homem não precisa de orientação médica, como destacou o coordenador de promoção à saúde Silvoney Júnior. “Esse trabalho nas comunidades vai quebrar as dificuldades enfrentadas pelo homem para procurar uma unidade de saúde. Nossas equipes vão desenvolver uma série de ações para a prevenção e promoção da saúde do homem que ainda tem o pensamento de que eles não precisam de médicos ou de que não ficam doentes”, frisou.


O lançamento do programa aconteceu no bairro José e Maria, onde foram realizadas várias rodadas de conversas sobre: tabagismo, violência no trânsito, violência contra a mulher (os homens, geralmente, são os agressores), câncer de próstata, diabetes e hipertensão, saúde sexual, direitos da pessoas idosas, entre outros. Panfletos foram distribuídos para os participantes, entre elas, mulheres que foram representando seu companheiro, como Maria do Socorro Conceição. “Meu marido está trabalhando, mas vim para ouvir as explicações e vou levar esse material que recebi para ele ler quando chegar em casa. Achei muito importante esse trabalho em cuidar dos homens porque eles são complicados para ir ao médico”, destacou.


Como o programa foi desenvolvido para eles, no lançamento eles foram a maior presença, homens de todas as idades, que deixaram de lado o preconceito e se uniram para conversar sobre sua saúde. “Estou achando muito importante e, diferente dos meus amigos, gosto de participar desses eventos, de ouvir as orientações, principalmente, em como cuidar melhor de minha saúde”, afirmou o aposentado Júlio Sebastião de Oliveira.


De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, entre os maiores índices de causas de morte dos homens estão: 1º- Mortalidade por acidentes, 2º- Mortalidade por aparelho circulatório e 3º- Câncer. Em Petrolina, os homens são os que mais sofrem de: infarto, aids, tuberculose, acidentes e desenvolvem uma vida sedentária.


Para a Secretária de Saúde do município, Lúcia Giesta, o objetivo das ações desenvolvidas das comunidades é chegar até os homens. “Primeiramente, ficamos muito honrados pelo convite do Ministério em desenvolver na nossa cidade esse trabalho com o público masculino. Espero, através da comunidade, chegar até os homens, para fazer com que eles comecem a cuidar melhor da sua saúde, adquirindo novos hábitos em relação à alimentação, saúde e que comecem a procurar as unidade de saúde”, declarou.


As unidades de Atendimento Multiprofissional Especializados (AME) estão funcionando de 8h às 21h para atingir, principalmente, o público masculino, que por conta do trabalho não consegue comparecer a uma unidade de saúde durante o dia.

 

 

 

 Ascom/PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *