Núcleo gestor da revisão do Plano Diretor de Petrolina aprova o seu regimento interno

Aconteceu, no último dia 30, a primeira reunião do núcleo gestor da revisão do Plano Diretor de Petrolina. O grupo, composto por representantes da sociedade civil e do poder público, esteve reunido durante toda a tarde, na sala polivalente do SEST/SENAT, para discutir e aprovar o seu regimento interno do núcleo e o cronograma de trabalho, além de participar de atividades de capacitação e nivelamento.  O encontro foi coordenado pelas técnicas da Empresa Cunha Lanfermann Engenharia, Evelyn Schor e Lucia Ferraz, que apresentaram a minuta do regimento interno, aprovado pelo núcleo com unanimidade. Entre outros aspectos, o documento rege sobre a estrutura organizacional do núcleo, competências, periodicidade das reuniões, critérios de votação e a sua presidência, que será ocupada pelo Secretário de Planejamento e Urbanismo, Geraldo Junior.

 

 

No final do encontro, os participantes passaram por uma atividade de capacitação e nivelamento, que teve como objetivo sensibilizar o núcleo para a realidade atual do município. “Pensamos nesse exercício para que os membros do núcleo possam entender como funciona o processo de elaboração do Plano Diretor e, para propor alguma coisa para o município, precisamos saber como ele é. Por isso, é importante, antes de uma leitura técnica e da leitura da realidade, buscar das pessoas como eles enxergam Petrolina e, a partir daí, trabalhar na próxima etapa”, explicou a coordenadora da revisão, Evelyn Schor.

 

De acordo com Geraldo Junior, essa reunião representou mais um passo importante no processo de reestruturação e redefinição de políticas públicas que a gestão do prefeito Julio Lossio vem procurando implantar em Petrolina e que culmina com o nascimento de um novo e moderno Plano Diretor. “Estamos trabalhando no sentido de tornar o município cada vez mais próximo das pessoas e essa relação acontece nos mais variados níveis de política. A regulamentação do uso e ocupação do solo também faz parte dessa aproximação, através da democratização do processo de revisão do Plano Diretor, que torna as políticas públicas mais claras e cria mecanismos de proteção a sociedade”, declarou.

 

Estão previstas no cronograma de trabalho do grupo, mais 7 reuniões, sendo 5 encontros técnicos, 1 audiência pública e 1 oficina temática, que deverão acontecer, ordinariamente, uma vez por mês, sempre às quartas-feiras.

 

 

 Ascom/PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *