Secretaria de Saúde de Petrolina realiza hoje Dia do Homem no bairro José e Maria


 Com o tema “Saúde também é coisa de homem: Viva mais e melhor sem preconceitos”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da coordenação de Promoção a Saúde, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e da Equipe de Saúde da Família (ESF), realizará nesta sexta-feira (01), a partir das 15h, o Dia da Saúde do Homem no bairro José e Maria. A ação, que faz parte do Programa de Saúde do Homem, intitulado “É hora de quebrar preconceito. Cuidar da Saúde também é coisa de homem”, terá como objetivo desenvolver junto às ESF e população atividades que ampliem o acesso da população masculina aos serviços públicos de saúde do município. O evento acontecerá na Praça Nova do José e Maria.

O bairro José e Maria foi escolhido por ser uma das localidades mais populosas de Petrolina e segundo dados da ficha A – informações coletadas pelos Agentes Comunitários de Saúde -, existem atualmente cerca de 6.916 pessoas do sexo masculino acima dos 15 anos, além de ser uma comunidade que já implantou o Programa Saúde do Homem nas unidades, quando foi escolhido pelo NASF para realizar um projeto piloto de um grupo de saúde do homem na comunidade.

O Coordenador de Promoção à Saúde, Silvoney Júnior, explicou que a proposta do evento é a prevenção de doenças e promoção da saúde. “Vamos formar grupos, que serão compostos por diversos profissionais, a fim de proporcionar informações e reflexões relacionadas à saúde do homem em seus diversos contextos. Nosso foco será o diálogo e o compartilhamento de informações, trabalharemos no sentido da educação em saúde”, relatou.

Dentro da programação estão previstas rodas de conversas envolvendo assuntos como paternidade responsável, hábitos saudáveis, uso de álcool e tabagismo, violência no trânsito e outras causas externas de mortes, violência contra a mulher, câncer de próstata, diabetes e hipertensão, saúde bucal, doenças de pele, saúde mental, perigo do uso dos anabolizantes, saúde sexual, direitos da pessoa idosa e saúde do trabalhador.

“Essa é uma gestão que está trabalhando com a prevenção, então nada melhor que contar com a participação dos profissionais da SMS, para sensibilizar e fazer a articulação com os homens da comunidade com os temas abordados, e como resultado teremos maior conhecimento e as pessoas poderão cuidar mais da saúde. Estamos trabalhando para que os homens compareçam mais nas Unidades Básicas de Saúde, buscando a prevenção e a promoção da saúde”, finalizou a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta.
Ascom: Taisa Alencar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *