Conferência territorial em Juazeiro discute melhorias para os idosos

A garantia dos direitos dos idosos e as ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos mesmos foram alguns dos temas de discussão da 3ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nesta quinta-feira (30), no auditório da Câmara Municipal Aprígio Duarte, numa realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) e a Promotoria Pública.

Com o tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”, a Conferência contou com as presenças do Prefeito Isaac Carvalho, do secretário de igualdade, assistência social e cultura Crisóstomo Lima, do presidente do CMDI Cézar Pereira Nunes, do vereador Nilson Alves Barbosa, presidente da Câmara Municipal, além dos conferencistas Érico Vanderley, médico geriatra, e da gestora governamental da Superintendência de Direitos Humanos do Governo da Bahia (SUDH/BA), Fabiana Mattos.

O grupo de dança do “Melhor Idade” fez uma apresentação cultural ao som de forró pé de serra e em seguida o geriatra Érico Vanderley iniciou a conferência com o tema “A Saúde do Idoso”, na qual o médico passou importantes dicas para se chegar à fase idosa com dignidade. “Nosso país está envelhecendo cada vez mais, por isso é preciso começar cedo a cuidar da saúde. E o papel dos geriatras não consiste apenas em receitar remédios para melhorar a condição de um idoso com problemas, mas sim fazer com que ele precise o quanto menos de medicamentos a partir da adoção de uma vida mais saudável”, destacou.

A segunda conferencista a falar para a platéia, formada por diversas entidades da sociedade civil e representações dos municípios de Canudos, Sobradinho, Uauá, Pilão Arcado e Casa Nova, foi a educadora do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), Arlinda de Oliveira Barbosa, que tratou da realidade dos idosos atendidos no município. Fabiana Mattos, gestora governamental da SUDH/BA, encerrou a etapa conferencista tratando das “Conferências e dos Eixos Temáticos”. Fabiana aproveitou para parabenizar a Prefeitura de Juazeiro pela reativação do CMDI. “Os Conselhos Municipais são fundamentais para que possamos ter avanços na aplicação das políticas públicas mediante a participação da sociedade. Juazeiro está de parabéns por reativar o CMDI e realizar esta conferência territorial”.

Após apresentação, discussão e aprovação do Regimento Interno da Conferência, o período da tarde foi destinado para os trabalhos em grupo, debate e apresentação de propostas a partir dos eixos temáticos. No final foram escolhidos os delegados que irão representar o Território do São Francisco na Conferência Estadual no mês de julho. O Prefeito Isaac Carvalho falou sobre o sucesso do evento.

“Esse é o pensamento desta gestão, discutir junto com a sociedade os problemas dos diversos segmentos para encontrarmos soluções viáveis e que estas venham melhorar a vida da população. Esse é o papel do gestor público e por isso estamos reativando e reestruturando os Conselhos. Esta foi só a primeira e este ano ainda realizaremos mais sete conferências”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *