A PRAÇA É NOSSA !!!

MORADORES DO PEDRO RAIMUNDO REIVINDICAM ÁREA VERDE QUE FOI VENDIDA PELA DIOCESE

PLANTA DO BAIRRO PEDRO RAIMUNDO - A PRAÇA SE LOCALIZA NA ÁREA Q16 DO MAPA.JPG
PLANTA DA ÁREA

Desde o final do ano passado uma construtora de Petrolina se instalou na Praça do bairro Pedro Raimundo, em Juazeiro. Até então, os moradores acreditavam que o terreno de mais de 3.000 m², era uma área pública, pertencente ao município. Todos ficaram surpresos ao descobrir que a Diocese era a real proprietária e havia vendido o terreno.

A Praça é uma das poucas áreas de lazer do bairro e bastante zelada pelos moradores do Pedro Raimundo. Um dos representantes do bairro, José Lusmar Rodrigues de Sousa, disse que há alguns anos foi até a prefeitura para tentar adquirir uma parte do terreno e informaram que era uma área municipal voltada para o lazer e não podia ser comercializada.

Após a construtora se instalar na Praça, José foi até a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e confirmaram que o terreno era da Diocese e que a construtora já está com a escritura do terreno e, portanto, nada poderia ser feito.

VEREADOR DAMIÃO MEDRADO (PSD).JPGJosé, juntamente com outros moradores, procurou o vereador Damião Medrado (PSD) para tentar reverterem a situação. Damião se reuniu com os representantes do bairro e concluíram que o problema era uma questão judicial. No dia 13 de junho, Damião acompanhou José até o Ministério Público, e solicitaram a promotora Lolita Macedo Lessa que intime os representantes da Diocese, os representantes da construtora e a Sedur para prestarem esclarecimentos. A promotora também entrou com uma ação para embargar a obra.

Segundo Jonito Ferreira Silva, morador do Pedro Raimundo há 12 anos, eles não são contra o progresso do bairro, apenas discordam que a construtora tenha se instalado na única área verde do local, sendo que há outros terrenos que poderiam ser mais apropriados. “Não queremos brigar com ninguém. Apenas queremos saber por que um terreno que era uma área pública de lazer, de uma hora para outra, foi vendido. Sabemos que a construtora não é a culpada. Culpado é quem comercializou o terreno”, afirmou Jonito.

 “O que se tem visto em Juazeiro é os espaços públicos serem vendidos pela Diocese. Daqui a pouco, até nossas residências serão tomadas pelo grupo que tá vendendo os terrenos da Diocese”, salientou Damião.

A DIOCESE E OS BENS MUNICIPAIS:

Outro caso semelhante ao que está acontecendo no Pedro Raimundo foi a venda de uma parte do Colégio Dr. Edson Ribeiro. O terreno, que antes era a Praça Barão do Rio Branco, foi vendido pela Diocese, que se apresentou como proprietária. O assunto, inclusive, foi tema da Câmara Municipal de Juazeiro, na semana passada. Os vereadores se mostraram favoráveis a convocar uma audiência pública com os representantes da Diocese para apresentarem a população quais terrenos da cidade são de sua propriedade.

ASCOM – Vereador Damião Medrado (PSD)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *