O “X” DA QUESTÃO

No pronunciamento oficial ontem, a presidenta Dilma, convocou prefeitos e governadores a celebrar um pacto em torno de questões pontuais para melhorar o país. O gesto é positivo, contudo o grande desafio é superar os vícios, os maus hábitos das “lideranças” no modo de gerir os recursos públicos.
Isso está enraizado e só medidas legais que combatam a impunidade pode mudar essa realidade triste. A presidenta afirmou que uma das medidas é destinar 100% dos royalties do pré-sal para a educação, mas etamos cansados de constatar as manobras de políticos mal intencionados, que encontram “sutilezas” de desviar os recursos para fins que não são públicos.
Creio que o “X” da questão está na forma como se fiscaliza o uso dos recursos. Se o que o governo federal destina para a educaçãodos municípios fosse devidamente utilizado no aumento dos salários dos professores, na reforma e melhoria das escolas, na capacitação de docentes, na qualidade da merenda escolar e nas condições de trabalho, não teríamos os piores índices educacionais do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *