Diretor do Saae reconhece que apesar da ampliação do sistema, ainda há muito por fazer

SAAE amplia abastecimento dágua no interior

As melhorias no sistema de captação e abastecimento de água que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro vem realizando nesses 2 anos de governo, com recursos próprios, possibilitaram um aumento de 40% na oferta de água em todo município.

Demanda esta que só foi viabilizada, após a aquisição de 13 novos filtros; 2 novas estações modulares; construção de adutoras; troca da tubulação; aquisição de bombas para a rede de abastecimento, entre outros investimentos, apenas na sede. No interior, o SAAE instalou motores bombas elétricos, dessalinizadores, construção de rede coletora de esgoto; reservatórios; recuperação de cata-ventos; implantação de filtros, instalação de canos, e a construção de adutoras.

Na comunidade de Baraúna, distrito de Itamotinga, por exemplo, o órgão substituiu uma bomba, movida a motor a diesel, por uma submersa 2.0 cv, evitando dessa maneira problemas no abastecimento de água da localidade. A reforma da base da caixa dágua e a troca da caixa para 15 mil litros foram outras medidas implementadas pelo SAAE.

Já em Campos, na Maniçoba, o órgão instalou um motor bomba elétrico 3.0 cv e uma caixa dágua de 10 mil litros, aumentando o abastecimento de água. No distrito de Carnaíba do Sertão, o SAAE realizou a troca da caixa dágua, substituindo por uma de 20 mil litros, o que facilitou a chegada da água na rede geral.

Residente há 53 anos no distrito de Carnaíba, Maria Aparecida Carvalho, fala das mudanças. “O fornecimento de água aqui no distrito melhorou e muito. Tinha algumas ruas, inclusive a que eu moro que não chegava água de forma alguma e hoje está subindo para a caixa dágua, e quando tem algum serviço no canal da Codevasf, o SAAE está disponibilizando carros pipas”, disse satisfeita Maria.

O diretor do órgão, Joaquim Neto, reconhece que ainda há muito por fazer, mas destaca que os investimentos realizados nesse período, já mudaram a situação de muitas comunidades do interior. “Conhecemos as dificuldades que a população do interior enfrenta com a falta de água, e por isso estamos comprometidos em resolver essas questões. Tudo que investimos ainda é pouco, mas acredito que estamos trabalhando de maneira correta”, colocou Neto. Joaquim afirmou ainda que as intervenções realizadas pela gestão são cobranças feitas pela comunidade há anos, a exemplo da obra realizada em Itamotinga para a troca da bomba de captação de água. “A comunidade cobrava pelo serviço há mais de 30 anos. Atrasamos o serviço em virtude das chuvas que prejudicaram o acesso das equipes, mas não tenho dúvida que hoje essa medida esta trazendo maior segurança a todos moradores”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *