NOVA SEMENTE MELHORA A VIDA DE SEMENTEIRAS QUE TÊM OPORTUNIDADE DO PRIMEIRO EMPREGO

blogqsp.novasementeO Programa Nova Semente não só mudou a vida das famílias com crianças entre 0 e 6 anos, que passaram a ter um local para deixar os filhos com segurança e educação de qualidade, mas também revolucionou a vida de milhares de educadoras das unidades, conhecidas como sementeiras, que conquistaram renda própria com o trabalho nas unidades e ainda graduação do Instituto Alfa e Beto, da Universidade da Primeira Infância, projeto pioneiro, em Petrolina, idealizado pelo prefeito Julio Lossio.

Quando for inaugurada a 100ª unidade do Nova Semente, nesta sexta (21), cerca de 1600 sementeiras estarão trabalhando em todas as unidades. Todas as sementeiras são capacitadas em educação infantil.

Por um período de dois anos, educadores multiplicadores participam de uma metodologia que inclui técnicas que permitem que esses docentes possam ser mentores de outros profissionais bem como atuem com o público infantil de maneira mais interativa. Dez profissionais do Instituto Alfa e Beto, certificados pela Universidade da Virgínia (EUA) fazem acompanhamento dos professores locais envolvidos no projeto. O curso de formação contempla oito módulos, cada um com duração de dois meses, com a parte prática e à distância.

“Minha vida deu uma guinada. Tenho agora uma profissão e o melhor de tudo, com qualificação, coisa que nunca consegui antes”, declara Sheila Kátia Alves, sementeira da Nova Semente, no bairro Vale Grande Rio. Ela explica que está como sementeira do Programa há dois anos e faz o curso técnico em Educação Infantil, o que lhe garantiu o primeiro emprego. “O programa Nova Semente é uma benção na minha vida, na vida de muitas famílias e de colegas daqui e de outros locais”, destaca.

Para Erismar Alves, que conseguiu o primeiro emprego no Nova Semente Florescer, no bairro da Cohab Massangano, a experiência é única. Só agora, aos 42 anos de idade, ela conseguiu o primeiro emprego de carteira assinada. Como assistente educacional ou sementeira, Erismar vibra com a nova oportunidade. “Mudou a minha vida, aumentou e muito a minha autoestima, pois depois do curso da Universidade Infantil, posso dizer que realmente tenho uma formação,” comemora. Ela ressalta também que a oportunidade do emprego também permite ajudar o marido nas despesas de casa.

Texto: Soraide Cavalcanti

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *