INTEGRAÇÃO ENTRE PROGRAMAS SOCIAIS MARCA O SÃO JOÃO DA SEDEST

Primeira-dama Andreia Lossio
Primeira-dama Andréa Lossio

A sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) se transformou na tarde/noite desta quinta, em um palco para música, poesia, dança e comidas típicas da época junina.

A festa integrou jovens e idosos beneficiários dos programas e ações executadas pela secretaria (a exemplo do Projovem, Bolsa Família e dos Grupos de Idosos) em apresentações culturais. O evento foi prestigiado pela primeira-dama do município, Andréa Lossio.

A programação da festa teve a apresentação de casamento matuto da quadrilha “Nós Trupica Mas Não Cai”, dos participantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Mimi Cruz; Desfile matuto com idosas que fazem parte dos grupos de convivência ‘Nova Vida’, do Pedra Linda, e do ‘Vida Nova’, da Vila Mocó; Versos de rodeio com os idosos do CCI Vó Pulú; Quadrilha junina “Alusão ao Centenário do Rei do Baião”, dança “Xanô Xanô”, apresentadas pelo Projovem Adolescente do bairro Pedra Linda e a dança-teatro “Carcará”, interpretada pelos integrantes do Projovem Adolescente do Alto do Cocar.

De acordo com José Antônio do Nascimento, o momento foi de união e alegria, assim como acontece no CCI Mimi Cruz, do qual é membro. O ‘Seu Castainha’, como é conhecido, foi um dos idosos a se apresentar na quadrilha junina “Nós Trupica Mas Não Cai”. “Agradeço a Deus por ter 80 anos e ter saúde, estar bem das pernas, poder caminhar e dançar”, afirma. “Sinto felicidade em participar há mais de 20 anos de um centro de convivência pois sou diabético, então isto é uma espécie de terapia que faço. Quando me movimento, consigo essa empolgação que tenho hoje, é algo que recomendo para outros que têm essa idade porque faz bem pra saúde”, completou.

A secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Adinair Viana, enfatizou que a palavra de ordem do evento foi a união, não só entre os setores da Sedest, mas principalmente entre públicos de diferentes faixas etárias, localidades e programas sociais. “O nosso objetivo foi o de integrar num só espaço pessoas de realidades distintas, aproveitando a festa junina para celebrar essa interação que acontece ao longo do ano, não somente nessa época. Ficamos muito felizes com o resultado”, explicou.

A primeira-dama do município, Andréa Lossio, ressaltou o caráter de integração da festividade, destacando que é importante a quebra das barreiras de convivência entre jovens e idosos. “Esse evento tem nos surpreendido muito a cada ano com o público. A cada ação que participamos da Sedest, vimos como as pessoas estão felizes em sair das suas casas para participar. Temos que mostrar que os mais velhos são iguais a todos, que têm os seus momentos de fragilidade, mas também os de alegria”, concluiu.

Texto: Raoni Santos

Foto: Sedest/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *