Eleição para novos dirigentes de escolas e Centros de Educação Infantil acontece hoje

As Escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Petrolina estarão
realizando hoje (21), as eleições dos novos gestores escolares na Rede Municipal de Ensino. A votação pode ser realizada pelos funcionários da escola, pai, mãe ou responsável do aluno, e pelos próprios discentes da instituição educacional, caso tenham mais de 12 anos de idade. Para participar do processo de gestão democrática escolar, os eleitores poderão efetuar seu voto nas escolas municipais ou CMEI, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade escolar.

O processo eleitoral de dirigentes escolares iniciou no dia 22 de maio com a aplicação das provas de competência técnica para todos os inscritos. Entre os dias 06 a 10 de junho, foram montadas as chapas eleitoras nas escolas e hoje (21), acontece a votação. Os eleitos devem participar, a partir do dia 27 de junho, de um curso de capacitação realizado pela Secretaria de Educação para que os futuros gestores, vice-gestores e secretários tenham a formação necessária para a administração de uma unidade escolar do município.

De acordo com a Presidente da Comissão Especial Central, Sirlânea Alves Martins, a Rede Municipal de Ensino possui 50 vagas para gestores escolares. No entanto, foram inscritas 50 chapas que concorrerão apenas a 43 vagas. Os outros 7 núcleos administrativos que não participarão desse processo eleitoral por não conseguirem montar as chapas no prazo máximo de 10 de junho, passarão pelo processo de aclamação para escolher os novos dirigentes escolares. “Os aprovados na prova de competência técnica que tiverem interesse em serem aclamados devem montar a chapa eleitoral (composta por secretário (a), gestor e vice-gestor), procurar a Comissão Eleitoral e, posteriormente, passar por uma votação aberta no segundo semestre que deve ser feito pelos pais, alunos e funcionários das escolas”, explicou.

A Secretária de Educação de Petrolina, Célia Regina Carvalho, reforçou a importância da participação das pessoas no processo eleitoral. “Convocamos todos os alunos e seus respectivos pais ou responsáveis e ainda os funcionários das unidades escolares para que se façam presentes nesse momento tão importante da gestão democrática. E que, conscientes de seus votos, possam exercer o papel de cidadão com responsabilidade e compromisso em prol de gestão de administração competente e eficaz para a escola”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *