Com tudo pronto e os estudantes já recebendo uniformes, a partir das 15 horas nesta segunda-feira (20), será lançada, no auditório do Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (SENAI-Petrolina), a “Escolinha da Integração – Os Novos talentos de Petrolina”. O projeto é realizado pela Secretaria de Esportes de Petrolina e tem como objetivo principal incentivar a prática esportiva nas comunidades carentes do município, oportunizando às crianças e adolescentes mais uma forma de inserção na sociedade.
O projeto piloto será realizado, inicialmente, em sete núcleos. Na área urbana, nos bairros São Gonçalo, Jardim São Paulo, Pedra Linda, Henrique Leite e Santa Luzia; na área de sequeiro, em Atalho e ribeirinha, em Nova Descoberta. Cada núcleo da “Escolinha da Integração” será composto por 40 estudantes com idades entre 10 a 16 anos, que devem obedecer critérios de regularidade na escola, boas notas e bom comportamento na família e sociedade.
Na fase piloto, os alunos terão aulas, acrescentando ao que já aprendem na escola básica, na modalidade de Futebol de Campo. No entanto, a meta é que em alguns meses possam também ser implantas outras modalidades, como o vôlei, o atletismo, judô e handebol, para que assim possam ser descobertos novos talentos nas mais diversas categorias do esporte.
O lançamento da “Escolinha da Integração” contará com as presenças do Prefeito Julio Lossio, do Secretário de Esportes de Petrolina, Ailton Guimarães, além do corpo docente, alunos e pais dos diversos núcleos do projeto. Após o lançamento, efetivamente, o projeto que será desenvolvido continuamente em dois dias da semana, também contará com a parceria da Secretaria de Educação e iniciará com as crianças na segunda quinzena de julho, período pós-férias. Enquanto isso, durante o recesso, os integrantes ainda participarão de atividades sobre cidadania com ensinamentos sobre direitos humanos, defesa civil, entre outros.
Ascom/PMP