Reunindo representantes dos estados nordestinos e 15 cidades, as Prefeituras Municipais de
Petrolina e Juazeiro estão sediando desde ontem o Fórum Nordeste de Segurança Pública Municipal. A cerimônia de abertura aconteceu na Câmara de Vereadores de Petrolina com a proposta de discutir soluções, além de traçar metas de melhoria e incentivo para as guardas municipais brasileiras.
O evento, que aconteceu ontem e continua hoje em ambas as cidades, foi iniciado com as palestras “Gestão Estratégica e do Conhecimento Aplicado às Agências Municipais de Segurança Pública” e “Valorização Profissional, Qualidade e Regulamentação para o Atendimento das Demandas Públicas de Segurança”. Além das palestras, também serão ministrados cursos para os Guardas e aberto espaço para discussão de propostas para compor as plenárias do Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal que acontecerá nos dias 28 a 30 de setembro deste ano.
“É importante entender que quando temos profissionais bem preparados, qualificados, o custo social é menor e, por isso insistimos na prevenção como a melhor forma de obtermos uma sociedade organizada e segura”, afirmou o Presidente do Instituto de Pesquisa, Ensino e Consultoria Técnica em Segurança Pública (IPECS), Sérgio de França Coelho.
Sérgio acrescentou ainda que nessa linha, uma das principais propostas a serem levadas ao Fórum Nacional abordará a temática de investimento contínuo através de recursos para as Guardas Municipais. Além dessa, as demais sugestões apresentadas nas etapas regionais e nacional serão encaminhadas aos poderes competentes representados pelos Governos Estadual e Federal.
O Nordeste, representado pela região do Vale do São Francisco (Petrolina e Juazeiro) é a primeira região a receber o evento. Após essa etapa, o encontro também acontecerá nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.