ESTUDANTES, PROFESSORES E PROFISSIONAIS DISCUTEM ALTERNATIVAS E DESAFIOS PARA A CONVIVÊNCIA COM A NATUREZA

blogqsp.debateunebAs secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Meio Ambiente e Ordem Pública realizaram (3), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, o Seminário sobre Educação Ambiental e Meio Ambiente que integra as comemorações referentes ao ‘Ano Internacional de Cooperação pela Água’ (2013), o ‘Dia Nacional da Educação Ambiental’ (3 de junho); e o ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’, (comemorado hoje dia 5 de junho).

O evento teve como objetivo promover ações que focam a preservação ambiental, além de propor alternativas de convivência pacífica com a natureza. De acordo com Geovana Gil, professora do CETEP – Sertão do São Francisco, o evento é de suma importância, pois as temáticas relacionadas ao meio ambiente agregam valor a todos os conteúdos. “Hoje nós não trabalhamos só com os temas transversais, a exemplo dos cursos técnicos de meio ambiente, agricultura e agropecuária que estão diretamente voltados para o meio ambiente de maneira geral.

Essas discussões nos ajudam a sensibilizar os estudantes e a sociedade para que um dia alcancemos a tão sonhada sustentabilidade, garantindo assim recursos naturais para as futuras gerações”.

Para a estudante Vanessa da Conceição Santos, do curso técnico de Meio Ambiente, as pessoas se preocupam pouco em preservar o meio ambiente e “um exemplo disso, é ver diariamente as pessoas jogando lixo no chão, sujando as ruas, mesmo com lixeiras tão próximas, um desrespeito”. Para ela eventos como esse, ajudam a despertar nas pessoas, a conscientização; “mas é preciso realizar um trabalho contínuo e diário para que a mudança de fato aconteça”, destacou.

O secretário de Agricultura, Josival Barbosa ressaltou a importância do evento. “A secretaria de meio ambiente sempre levou à sociedade, principalmente aos estudantes, as discussões sobre as questões ambientais que envolvem o município, o estado e a nação. É uma estratégia continuada da secretaria – está sempre abordando e discutindo em momentos hábeis a questão ambiental”, disse. Já a gerente de meio ambiente Josefa Galdino, explicou que é necessário que o poder público tenha acesso às informações, para sensibilizar a população na mudança de atitude. “Nós temos a melhor legislação ambiental do mundo, o município também tem suas leis ambientais, mas nós precisamos fazer com que essas leis se tornem aplicáveis no dia-a-dia, para que ela possa alcançar o objetivo a que ela se propôs“.

Durante o evento o técnico/pesquisador da Embrapa Semiárido, Lúcio Alberto Pereira abordou o tema “Potencialidades, Problemáticas e Novas Perspectivas de Cooperação pela Água no Semiárido Brasileiro”. Ele explicou as técnicas de captação, uso e manejo da água de chuva, e apresentou o projeto sobre piscicultura em pequenos açudes, – que foi implantado na região com duração de dois anos (2007 a 2009) e contemplou dois assentamentos rurais.

Já o arquiteto e voluntário do PETRAPE, Matteo Nigro, apresentou o projeto sobre “Programa de Redes Ambientais para Construção do Sistema do Verde Urbano e Mobilidade Sustentável na cidade de Juazeiro”, que está sendo coordenado pela geógrafa Luzineide Dourado do Departamento de Ciências Humanas da UNEB.

De acordo com Matteo, Juazeiro é uma cidade muito quente e precisa de uma estrutura adequada para minimizar o efeito da temperatura – a arborização. Outro ponto abordado por ele foi à mobilidade sustentável, com destaque ao uso das bicicletas, “considerada hoje um meio de transporte para muitas pessoas”, disse.

O evento que foi finalizado com a participação da platéia através de questionamentos, contou com o apoio da UNEB, EMBRAPA Semiárido, Rede de Educação Ambiental da Bahia (REABA), Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia (CIEA-BA), IBAMA de Juazeiro, Secretaria de Educação e Esportes, e outras secretarias e instituições.

Lene Radina – Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *