*Otoniel gondim
Vejo, não gosto, não compactuo. De que políticos, cronistas, chuveirarem de que a cidade de Juazeiro não tem oposição. Erradissima constatação: o que falta é qualidade política idônia na oposição. Criou-se somente quem é pró e quem é contra e as ideologias jogadas a migué(saiba,leitor amigo,significa oportunistas e oportunidades a recuperarem).
Por que o governo municipal de Isaac Carvalho e companhia desmantelou,matou(fui forte? Não acho) e aniquilou o poder da oposição.Acontece de acontecer que as oposições juntaram-se com,simplesmente,ganância de retorno do poder. Tarde demais,pois, quando estiveram na gestão do poder(nem preciso dizer as nomes… você saber,leitor) esculhambaram ,dizimaram,fizeram um caos medonho com o povo de Juazeiro.
Esse povo então, sentiu, chorou, entristeceu, mingoo. E enxotou todos nos votos ( gostou, menti, alterei, meu leitor?). Simples, a eleição e reeleição do prefeito Isaac Carvalho configurou-se . Manteve uma câmara favorável e, como sempre quando não há ideologia, os opositores pulam para o governo. Isso acontece basta não haver filosofia política, seriedade ideológica e compromisso.
Na câmara, quem dessa minha análise sobrou, merece elogios, considerações e respeito. Mas, quem sobrou?José Carlos Medeiros merece aplausos.
Volto ao que comecei. A péssima oposição fez essa situação. Cronistas, políticos,ficam estrebuchando ao léo, baratas tontas. Com os aprovos (inventei o vocábulo,viu) de obras, educação, saúde, atitudes, decisões, o prefeito Isaac Carvalho abocanhou um Juazeiro com mudanças. Quem está lendo, vai vociferar: o socialista professor-escritor-filosofo Otoniel Gondim virou situação,vendeu-se? Nunca leitor, nunca.
Posso, dá licença, de falar o que acho disso?. Horrível do ponto de vista do meu guru D. Hélder Câmara: ”SE DISCORDAS DE MIM, TU ME ENRIQUECES”. Os questionamentos, as agruras discordatórias,as deságuas sinceras,têm sempre que existirem na democracia(estamos tendo isso?).E se enfurecerem o poder situacional, o fará refletir,pensar,raciocinar.Todo governo democrático tem que ter oposição.Mas,séria.
Ninguém, nem ninguém, nunca ninguém, pode ser detentor, usando de comandos próprios, da suprema verdade. Tem que ouvir a voz elevante do povo, seu voto, seu sofrimento.
Que os intelectuais, não me considero à altura, artistas, músicos, escritores, pensadores libertos, políticos sérios, se manifestem com imparcialidade. Cobre mais e mais e cada vez mais melhorias para essa cidade maravilhosa. Entretanto, não somente, com mentirosas politicagens. Sou um estudioso político,ganancioso por conhecimentos e cultura,humanista.Por isso tenho a alcunha de ser questionador e polêmico. Mas, não faço por graça. Por ideologia e existencialismo.
*Otoniel Gondim-Professor,escritor e compositor.
