Desde ontem Petrolina está participando, em Recife, do seminário promovido pelo Governo do
Estado de Pernambuco de construção do Plano Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador de Pernambuco, realizado na Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). O município é representado pela supervisora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Petrolina, Fábia Roberto Nunes.
Já foram realizadas seis oficinas regionais nos meses de fevereiro, março e abril deste ano nas cidades de Petrolina, Carpina, Ipojuca, Garanhuns, Salgueiro e Caruaru. Nesta segunda e terça-feira, o seminário consolida as oficinas regionais e produz o documento final do Plano.
Dentre as grandes violações de direitos que atingem crianças e adolescentes no Brasil, está em grande evidência o trabalho infantil. Esse problema atinge cerca de 4,2 milhões de crianças e adolescentes no país e mais de 232 mil no Estado de Pernambuco.
A elaboração de um Plano Estadual é uma estratégia relevante por ter a finalidade de coordenar as ações de mobilização e articulação do poder público, judiciário e sociedade civil, em prol da eliminação do trabalho infantil em Pernambuco.