MATERNIDADE DE JUAZEIRO ORIENTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DANÇA DE SALÃO PARA AS GESTANTES

blogqsp.exercicios2Muitas gestantes, acompanhantes e mulheres foram acolhidas com música e dança, nesta segunda-feira, 27, na Maternidade de Juazeiro, durante as atividades do quinto momento do projeto “A Gestante e o Bebê: e os Nossos Direitos?”, iniciado em março pela Prefeitura de Juazeiro com a parceria da Univasf.

O tema ‘Dança das Emoções’ chamou a atenção das mamães que se divertiram e caíram no passo a passo de vários ritmos e na dinâmica de exercícios com entusiasmo e emoção. “A música traz lembranças, tranquilidade, vida e faz com que as mães cuidem das emoções durante a gravidez e no parto”, frisou a articuladora dos selos Unicef e Abrinq na Secretaria da Saúde, Carla Lorena Pesqueira.

A articuladora falou também do objetivo do evento. “O momento teve a intenção de mostrar para as gestantes a importância da dança, da educação física e da alimentação correta para a saúde do filho e da mãe. Queremos com essa atividade fortalecer o vínculo entre a mãe e o filho, fazendo com que o pequeno se sinta mais protegido e amado, além de reduzir a incidência de cólicas e inquietudes durante a noite”, afirmou.

O acolhimento também foi realizado pela equipe da Diretoria de Humanização, gestão do trabalho e Controle Social (DHUGETCS) e pela professora de dança de salão da CIA de Dança Marcos Canuto, de Petrolina, Bianca dos Santos. “É uma forma de interpretar as emoções através dos movimentos do corpo. Às vezes não sabemos como falar, então dançamos. A dança de salão é um bom exercício para a mãe e o bebê. É bom para a saúde e melhora a comunicação com o bebê”, explicou a professora Bianca dos Santos.

Para a mãe de primeira viagem, Girlene Souza da Gama, o evento passou paz e tranquilidade. “Já estava satisfeita com a Semana do Bebê e os cuidados que recebi na Maternidade, pois não me faltou nada e agora tive a oportunidade de participar desse momento de alegria. Aprendi a dançar e cuidar das minhas emoções, além de interagir com as pessoas”, contou.

Para concluir, Bianca dos Santos, falou dos bons resultados da dança. “Vários estudos concluíram que os bebês de mães que dançaram na gestação, apreciam mais música e o movimento, além de aprender mais rápido e ter melhores relações sociais. É importante selecionar as melhores músicas, com mensagens bonitas, pois nesta fase a mãe passa emoção para o filho”, destacou a professora de dança de salão.

O Projeto “A gestante e o bebê” faz parte de mais uma ação promovida pela Prefeitura de Juazeiro em que confirma os avanços das políticas públicas para melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Essas ações fortalecem os trabalhos que contribuíram para conquista do município, ano passado, dos Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq).

Por Vânia Castro/SESAU

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *