Vereadores vão invadir camâra federal para forçar emancipações

 

4ª feira próxima, dia 15, caso não haja acidente de percurso, a Câmara Federal será “invadida” por pelo menos 50 vereadores pernambucanos interessados na emancipação de distritos nos qual foram votados. É o dia em que a Câmara deverá votar o Projeto de Lei Complementar que devolve aos estados a prerrogativa de propor a criação de novos municípios. Se for exigido dos distritos a comprovação de capacidade econômica, a maioria dos de Pernambuco que pleiteiam a emancipação não terão condições de virar municípios. São tidos como economicamente viáveis Caraibeiras (Tacaratu), Bonança (Moreno), Nossa Senhora do Ó (Ipojuca), Ponta de Pedras (Goiana), Ponte dos Carvalhos (Cabo) e Nascente (Araripina).

No que diz respeito a nossa região, os distritos de Izacolândia e Rajada, ambos pertencentes a Petrolina, não aparecem nessa lista de localidades viáveis para emancipação.

Isso nos remete a alguns anos atrás, qaundo o agora ministro da Integração Fernando Bezerra Coelho, quando prefeito de Petrolina, fez circular a informação de que iria incentivar a emancipação de todas as localidades do interior do municipio que estivessem na área de sequeiro. Era então seu pensamento, de que Petrolina seria constituída de apenas as áreas que compreendem os perímetros irrigados.

Alias, pensamento que hoje faz parte do ideário de outras lideranças políticas petrolinenses. Em miúdos, o municipio de Petrolina seria formado só com o filé (projetos de irrigação), enquanto os prováveis futuros municipio ficariam com o osso (caatingas, terras degradadas e falta de água…).


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *