Reforma tributária em discussao na facape

O professor Dr. Otto Glasner abordou temas referentes aos tributos pagos pelos contribuintes e a atual proposta do governo Federal para a reforma tributária, enfatizando que a mesma só virá junto com uma reforma política. “Precisamos de um livre comércio dentro do nosso país e uma distribuição mais justa de impostos, por exemplo, nós compramos um produto na região Nordeste e pagamos imposto para a região Sul, em outros países como os Estados Unidos isso não acontece”, informou. 

Na ocasião o gestor do município falou sobre a importância de se discutir o tema, uma vez que o código tributário data de 1965 e desfavorece o município no repasse de recursos, onde as demandas são maiores e mais importantes. “Hoje 65% de tudo que é arrecadado no país fica com o governo federal, 25% com os estados e apenas 5% com os municípios, e isso deve mudar. As leis tributárias deveriam rever a proporcionalidade dos repassese adequá-lo de acordo com as necessidades dos município ”, revelou Julio Lossio. 

Ainda durante a palestra, o Chefe do Executivo salientou que os gestores municipais atuam como articuladores. “Mesmo com os recursos próprios e os repasses constitucionais, os municípios tem dificuldade de manter as atividades essenciais como saúde, educação, segurança, infraestrutura, enfim as demandas são maiores que os recursos disponibilizados”, finalizou. 

Mirela Costa 
1ªFoto: Patrícia Telles 
Assessoria de Comunicação 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *