Nesta etapa, a Secretaria trabalha na estruturação dos editais, levando em consideração as especificidades e necessidades de cada área artística, com o objetivo de garantir uma distribuição democrática e eficiente dos recursos.
De acordo com o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Targino Gondim, o processo vem sendo prorrogado com responsabilidade e diálogo permanente com o setor cultural.
“Esse recurso é extremamente importante para fortalecer a cultura de Juazeiro. Ele chegou ao município no final de dezembro e, agora em janeiro iniciamos o planejamento visando o que foi aprovado no Plano de Aplicação de Recursos, construído junto com os artistas. Estamos organizando os editais com muito cuidado, vamos continuar ouvindo as demandas de cada segmento, para que possamos lançar já a partir de fevereiro e início de março. É um investimento que poderá ser executado ao longo de todo o ano, garantindo fomento contínuo à nossa produção cultural”, o secretário.
A Seculte também irá promover capacitação técnica sobre elaboração e inscrição em editais, voltadas para artistas, produtores culturais e grupos do município. A iniciativa tem como objetivo orientar sobre critérios, documentação e formatação de projetos, ampliando o acesso aos recursos e garantindo maior participação da classe artística nos processos de seleção.
A previsão da Secretaria é iniciar a publicação dos primeiros editais entre o final de fevereiro e o início de março. Os recursos poderão ser aplicados ao longo de 2026, fortalecendo projetos, iniciativas culturais, grupos, artistas independentes e manifestações tradicionais do município.
A Seculte reforça ainda que todas as informações oficiais sobre cronograma, capacitações e editais serão divulgadas nos canais institucionais da Prefeitura de Juazeiro.
Texto: Luiz Hélio – Ascom PMJ