De volta às aulas !!! Juazeiro reúne cerca de três mil profissionais de educação na abertura do ano letivo

“Educação para a Equidade: aprendizagem de todos e de cada um”. Foi com esse tema e celebrando a necessidade do trabalho conjunto de toda a rede municipal de ensino, que a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), deu boas-vindas aos profissionais de educação para o início do ano letivo 2026.

O encontro, voltado exclusivamente para gestores, vice-gestores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, articuladores tecnológicos, auxiliares e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), auxiliares de sala, auxiliares administrativos e mães sociais, teve como objetivo acolher os profissionais para o novo ano letivo e preparar a equipe para o início das aulas, que começam nesta quinta-feira (05).

Vencedora do prêmio Jabuti, a professora e escritora foi a palestrante convidada, Bárbara Carine (Intelectual Diferentona), abordou o tema “Como ser um educador antirracista”. “Conversamos sobre a educação para as relações étnico-raciais, a partir da positivação de todos os sujeitos. De como pensar uma escola mais pluriversal, uma escola mais plural, uma escola que rompa com a monocultura branca, europeia. Isso não significa que a gente não vai falar de Europa e protagonizar pessoas brancas, mas que a gente vai socializar e democratizar a potência”.

Em seu pronunciamento, a secretária de Educação, Maéve Melo, deu as boas-vindas aos profissionais de educação, pediu o compromisso de todos para melhorar os indicadores educacionais do município e destacou o tema escolhido para o ano letivo. “Esse ano nós estamos trabalhando o tema da Educação para a Equidade: o aprendizado de todos e de cada um, que é o direito das crianças pretas, pardas e pobres aprenderem, e também as crianças com deficiência. Isso tem que ser meta. E, para isso, nós vamos precisar de todo mundo”, frisou a secretária.

A coordenadora pedagógica da EMEI Beatriz Angélica, Eliete Evangelista, falou sobre a expectativa que cada início de ano letivo traz. “Todo começo e todo recomeço são sempre especiais. Esse ano que estamos trabalhando educação e equidade em toda a rede é ainda mais especial porque é um tema que a gente precisa trabalhar. Precisamos olhar para todos e dar a todos a condição de aprender”.

Durante o evento, o prefeito Andrei Gonçalves e a secretária de Educação, Maéve Melo, ainda homenagearam as escolas que se realizaram experiências exitosas na execução do projeto “Escola Limpa, Cidade Limpa” e os profissionais de educação que se destacaram no “I Seminário de Boas Práticas Pedagógicas”, e lançaram o selo “Minha escola faz educação antirracista”.

Além dos profissionais de educação da rede municipal, o evento contou com a presença do vice-prefeito Tiano Felix, de secretários municipais, vereadores e representantes sindicais e de instituições educacionais.

Texto: Eneida Trindade – Ascom/PMJ

Fotos: Gilson Pereira – Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *