Será esta semana o primeiro mutirão de coleta biométrica do ano. Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, os pontos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) em todo estado estarão funcionando em horário ampliado para receber as eleitoras e eleitores que precisam cadastrar a sua digital, tirar o primeiro título, entre outros serviços. A biometria vai agilizar o processo de identificação dos eleitores no dia 4 de outubro, data do primeiro turno das Eleições Gerais 2026.
Durante o mutirão, o funcionamento das unidades de atendimento do TRE-PE será das 8h às 16h, inclusive no sábado. Para participar, será necessário fazer o agendamento prévio. Antes de agendar, o Tribunal recomenda que o eleitor verifique se já possui biometria coletada, acessando aqui. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio da atendente virtual Júlia ou pelo Disque Eleitor: (81) 3194-9400.
Postos de Atendimento
Em cidades com níveis baixos de biometria, o TRE Pernambuco abriu postos de atendimento descentralizados, reforçando sua rede de cartórios eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor. A medida tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços, especialmente em municípios do interior, onde a sede de um cartório eleitoral atende mais de uma localidade.
No caso do Recife e Olinda, além das centrais de atendimento, há a possibilidade de agendamento nos Expressos Cidadão nos shoppings Riomar e Patteo, respectivamente. Já no caso de Jaboatão dos Guararapes, além da central de atendimento e do Shopping Guararapes, seis outros postos de atendimento estão disponíveis.
Serviços
Durante o mutirão, os servidores do TRE-PE estão a postos para além da biometria, fazer o alistamento eleitoral, ou seja, o primeiro título, realizar correções de cadastro (alterações de nomes ou outros dados), alterar o domicílio e resolver pendências, como a suspensão do título. Também será possível emitir certidões e solicitar transferências.