O Museu Regional do São Francisco foi o destino da terceira saída cultural realizada pelo Programa Corra pro Abraço com pessoas em contexto de vulnerabilidade social em Juazeiro- BA. A saída aconteceu na tarde desta quinta-feira (11) e levou cerca de dez assistidos a acessar este bem cultural, que fica situado no Centro da Cidade, e que conta a história dos ribeirinhos.
Para Luádia Mabel, supervisora de campo do Corra pro Abraço Juazeiro, as saídas culturais são importantes momentos de formação sobre direitos, acesso e inclusão social e que se dão na prática. “Apresentamos a proposta de visitar o museu e eles acolheram a proposta com entusiasmo. Todos ficaram muito empolgados com a possibilidade de entrar no casarão, conhecer aquele espaço, que é um espaço nosso e que todos e todas podemos e devemos ter acesso”, afirmou.
No museu, os assistidos conheceram objetos, ferramentas, vestuários que contam a história da navegação no Rio São Francisco e da cidade em que vivem, tiveram acesso a novos conhecimentos, tiraram dúvidas e puderam se reconhecer naquele cenário de cultura regional.
“Eu nunca tinha entrado em um museu”, disse Kaylane Duarte, 21 anos, assistida do Programa.
Roberto Júnior, coordenador do Corra pro Abraço Juazeiro, avalia o acesso a bens culturais como uma eficaz estratégia de redução de danos, por promover lazer, bem-estar, senso de pertencimento, além de ampliar o olhar dos assistidos para uma compreensão do mundo que vai além da realidade diária de sobrevivência nas ruas.
Ascom Corra pro Abraço- Juazeiro
