A cada dia aumento o nervosismo na base de sustentação do governo Isaac Carvalho, por conta da indecisão no preenchimento dos cargos de primeiro, segundo e terceiro escalões, na estrutura administrativa do governo municipal.
Reclamações aparecem de todos os lados, pois segundo um interlocutor de um dos partidos da base, as cobranças tem se intensificado e aguardam ainda para esta semana, um decisão do prefeito Isaac Carvalho.
O PP de Mário Negromonte, o PSB da senadora Lídice da Mata, o PSD do vice governador Otto Alencar, o PTC dos vereadores Café e Sargento Bastos, o PT do B de Suzana e Nalvinho, além do PTB de Roninho e Edson Tanuri, aguardam ansiosamente por um definição, principalmente do PT, pra ver o que vai sobrar para eles.
Praticamente 150 dias após assumir o segundo mandato, líderes desses partidos reclamam que estão sendo tratados a pão e água, e apenas o partido do prefeito, PC do B, tem sido contemplado com nomeações para o secretariado e escalões inferiores, além da manutenção de quadros da gestão passada que permanecem à frente do órgãos municipais.
Nas mesas de negociações ( ou será “especulações”? ), alguns nomes tem aparecido com insistência: o vereador Tiano (PT) na Sedur, com Célia Regina atual titular passando a integrar a cota de assessores diretos do prefeito; a saída de Cirley Bandeira da Seisc para a nomeação de um cunhado do vereador Jean Gomes (PT); a CMTT que terá um nome patrocinado pelo vereador Mitonho Vargas (PT) e na secretaria de agricultura sai Josivaldo e deverá assumir Jorge Cerqueira.
Além dessas secretarias, várias outras, a exemplo de Ordem Social e Meio Ambiente, criadas recentemente dentro da reforma administrativa, também estão sem indicação de seus titulares e por conseguinte, centenas de cargos em comissão do segundo e terceiro escalões aguardam nomeações.
No frigir dos ovos, ou melhor, ao final das tratativas políticas, todos deverão ser contemplados, mesmo porque, cargos e funções não faltam para serem preenchidos. Agora, não se pode avaliar é se as secretarias e órgãos oferecidos são os de interesse político de PSB, PT do B, PSD, PTC, PTB. A reclamação principal é a de que enquanto o PC do B e o PT, estão com apetite (por cargos) insaciável e vão engulindo tudo pelo centro, eles vão ficando pelas beiradas. E o que deverá sobrar serão secretárias e órgãos sem muito apelo político.
Parafraseando o cantor e compositor Zé Rodrix: “quando será…”?