por Robson Augusto –
Contra inteligênciam foi a palavra utilizada pelo Exército para denominar a advertência contra o descumprimento de regras de comportamento
Militares do Exército brasileiro que acessaram sites institucionais da força terrestre no final de semana foram advertidos a não utilizar as redes sociais para política de formas que infrinjam os regulamentos, para não prejudicar a imagem do Exército.

A mensagem foi vista em sites como o da Secretaria Geral do Exército durante o final de semana e dado a importância que o comando da instituição atribui ao tema, foi exibida com a advertência “mensagem de contrainteligência” e o texto a seguir:
“Atenção com Vídeos e Imagens de Terceiros: O militar deve se abster do uso de designações hierárquicas em atividades político-partidárias. A manifestação de apoio político, especialmente quando uniformizado, pode comprometer a neutralidade e a imparcialidade da instituição”.
O Estatuto dos Militares veta o uso de designações hierárquicas na reserva
Os regulamentos militares, incluindo o Estatuto dos Militares, considerado o mais importante, advertem para que sigam os preceitos de ética e pudonor militar. Sendo assim, militares da ativa ou da reserva, não devem utilizar-se de suas designações hierárquicas durante manifestações e discussões políticas.
Entretanto, ao que tudo indica, as regras podem não estar sendo respeitadas, pois se vê com frequência oficiais generais e militares em geral discutindo política nas redes sociais utilizando as designações hierárquicas, daí a advertência. A força menciona ainda o uso de uniforme, que pode ser por meio de fotografias em posts, fotos de perfil ou em manifestações políticas por vídeo, o que é também vetado.
“Art. 28. O sentimento do dever, o pundonor militar e o decoro da classe impõem, a cada um dos integrantes das Forças Armadas, conduta moral e profissional irrepreensíveis, com a observância dos seguintes preceitos de ética militar:XVIII – abster-se, na inatividade, do uso das designações hierárquicas: a) em atividades político-partidárias; b) em atividades comerciais; c) em atividades industriais