Após morte de adolescente, MPPE acompanha implementação de protocolo de segurança nas escolas municipais de Belém do São Francisco

Ainda em decorrência da morte de Alicia Valentina, de 11 anos, vítima de violência dentro de uma escola municipal de Belém do São Francisco, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar a implementação do Protocolo de Promoção da Segurança e Bem-Estar nas escolas do município.

Publicada através de portaria no dia 6 de novembro, a medida tem como objetivo fazer com que a rede municipal adote ações efetivas de prevenção à violência e de promoção de um ambiente seguro para os estudantes e professores, de forma inclusiva e acolhedora.

A Promotoria de Justiça de Belém do São Francisco decidiu instaurar o procedimento após uma reunião extrajudicial realizada no dia 22 de outubro, que discutiu o assunto com representantes da Secretaria Municipal de Educação e outros atores da rede de proteção de crianças e adolescentes.

Na ocasião, foi apresentada a minuta do protocolo elaborado por uma comissão especial do município, que prevê ações conjuntas entre escolas, órgãos públicos e instituições de segurança e saúde para a prevenção de novos episódios de violência, como o caso da menina Alicia.

O acompanhamento do MPPE visa garantir que o protocolo atenda às diretrizes legais e aos princípios constitucionais que regem o direito à educação e à proteção integral de crianças e adolescentes. Uma das primeiras ações do MPPE, foi encaminhar a minuta do protocolo ao Centro de Apoio Operacional (CAO) Educação do órgão, que fará análise e sugestões. Além disso, comunicou a instauração do procedimento ao CAO Infância e Juventude, para o devido acompanhamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *