Primeiro eclipse de 2026 chega pintando o céu de laranja

Por Henrique Cesaretti – 

O calendário astronômico já começou com tudo nesse ano e logo no mês de fevereiro poderemos ver o céu pintado de laranja. primeiro eclipse de 2026 marcou o início do calendário astronômico do ano ao tingir o céu de tons alaranjados no mês de março. Isso acontece por conta do fenômeno conhecido como “anel de fogo”.

Vale a explicação de que um eclipse solar acontece quando há alinhamento entre Sol, Lua e Terra. Dependendo da distância da Lua em relação ao planeta, o fenômeno pode ser total, parcial ou anular.

O mês de março guarda um verdadeiro espetáculo que será o eclipse lunar total. No dia 3 do mês em questão grande parte da América do Norte e do Sul, Pacífico e em ampla região da Ásia e Oceania poderão acompanhar o fenômeno, principalmente no oeste dos Estados Unidos e Canadá, nas ilhas do Pacífico e na Nova Zelândia a visão será privilegiada.

Observar um eclipse pode exigir cuidados

Por mais que se trate de um fenômeno que defitivamente todos tem grande interesse em acompanhar, o simples ato de observar pode exigir alguns cuidados básicos. Dependendo do lugar, é claro, quando se trata de um eclipse solar, pode acabar resultando em danos à visão.

Astrônomos reforçam que eclipses solares exigem cuidados. A observação deve ser feita apenas com óculos apropriados ou equipamentos certificados, para evitar danos à visão das pessoas, sendo assim, vale esse aviso para todos ficarem atentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *