Encerrada em área de treinamento de guerra do exército em Lagoa Grande-PE, a ‘OPERACAO GUARARAPES 2025 Brasil

A Operação Guararapes 2025, maior exercício militar do Exército Brasileiro realizado este ano no seminário, onde simula as dificuldades climáticas e o ambiente operacional dos conflitos contemporâneos, foi encerrada, neste fim de semana, em Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco.

O exercício, conduzido pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), contou com a participação de 78 Organizações Militares dos estados da Bahia ao Piauí, reunindo mais de 2.700 militares em um amplo treinamento operacional.

Realizada entre os dias 1º e 9 de novembro, a Operação Guararapes teve como objetivo o adestramento e a prontidão da tropa, garantindo que os militares estejam preparados para atender a qualquer demanda em defesa da nação brasileira.

Além das atividades táticas e logísticas, a operação promoveu uma Ação Cívico-Social (ACISO), que ofereceu atendimentos e serviços gratuitos à população local.

A iniciativa também contou com a participação de estudantes de Jornalismo da Uninassau e da UFPE, da jornalista de guerra Joily Barbosa e de militares da Comunicação Social do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Pernambuco, integrados no Estágio de Correspondente de Guerra – uma ação inédita dentro da Operação Guararapes, voltada à simulação de cobertura jornalística em ambiente de campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *