DIRETO DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO

QUEM É O PAI DA PROMESSA ?

blogqspmatrizbelem (4) foto Farnesio Silva

Logo após a visita do governador Eduardo Campos ao professor e candidato derrotado no pleito passado, Lícinio Lustosa, fato que aconteceu na sua residência, este anunciou para todos, inclusive para a imprensa, que o governador na ocasião lhes prometera que iria construir o asfalto da estrada que liga Belém do São Francisco ao porto da Barra do Tarrachil, fato inclusive respaldado pelo deputado estadual Rodrigo Novaes, que estava presente e confirmou a noticia através do seu facebook.

Pois bem, a promessa, que não passa de promessa foi comemorada pelos dois grupos políticos, Caribés e Lustosas, como se a estrada da Barra, se vier a ser concretizar, seja a redenção definitiva da miséria social e do marasmo politico irresponsável e desmedido que também há várias décadas se abate sobre o município.

Com anuncio de Lícinio, eis que o Blog do renomado jornalista Carlos Brito, da cidade de Petrolina, divulgou no dia após a noticia espalhada por Licinio, a seguinte matéria jornalística: ACESSO GARANTIDO: Em visita ao município de Belém do São Francisco, o governador Eduardo Campos se sensibilizou com o pedido do prefeito Gustavo Caribé (PSB), que pediu a recuperação da estrada que permite acesso ao Porto da Barra. A rodovia é de extrema importância por ser o acesso mais curto entre a Bahia e Pernambuco.

E agora, a quem pertencem os lauréis de uma obra que apenas foi prometida?

O certo é que Licínio anunciou a tal promessa, repita-se, a tal promessa, ainda na noite da visita que recebeu do governador, o que não é o caso do prefeito Gustavo Caribé, que mesmo possuindo vários Blogs e várias Emissoras de Rádios á sua disposição, somente no dia seguinte foi que noticiou o fato já noticiado. Em fim todos discutem agora a paternidade de uma criança que se quer foi concebido. Sinceramente.

Ocorre que a discussão não deve ser esta, o povo está cansado de conversa mole, de falta de ação concreta. Belém precisa mudar urgentemente a mentalidade política empregada, pois embora as cabeças que ai estão sejam novas, mas elas são reflexos de uma mentalidade atrasada e arcaica de quem nunca soube governar, de quem não preza os mais humildes, de quem não tem amor a terra, mais sim, de locupletar-se do poder arranjando meios apenas para os seus, como sempre foi o caso da prefeitura e do próprio Cesvasf, que a quase quatro décadas é manobrada apenas pelas mãos de uma única e exclusiva família.

Embora sendo uma promessa, não dita publicamente, se trata como dissemos de uma promessa e não uma garantia concreta, mesmo sendo este um pleito de pequena monta, pois no final do ano passado o mesmo governador construiu mais de 20 quilômetros de asfaltado apenas dentro da cidade de Floresta, de sorte que os 5 quilômetros “prometidos” significa muito pouco para o que se esperava que o governador anunciasse para a terra. Vale frisar também que se levarmos em consideração o valor do quilometro cobrado pela estrada Floresta\Serra Talhada, esta custaria apenas a irrisória quantia de 1 milhão de reais. Portando muito pouco para se pedir e muito pouco para se prometer

Mesmo assim vamos aguardar, mas jamais esquecendo a NETUNO, empresa que iria produzir pescado, filé de peixe, processamento do couro do peixe, biodiesel, ração, que publicamente, no Oasis Clube, foi prometida pelo governador Eduardo Campos, e no final tudo não passou de promessa, e essa promessa cumpre-nos dizer, dela os dois grupos políticos do município travaram uma briga titânica pela paternidade desta mentira, o grupo de Prefeito Gustavo Caribé dizia que teria sido uma ação dele através dos “bons” políticos de Petrolina, o grupo de Licínio Lustosa dizia que seria uma obra deles, já um primo, primo tanto de um como do outro, era advogado daquela empresa e como tal foi quem indicou para que esta aqui se instalasse, mas no final, a decepção de sempre, tudo ficou na promessa.

COBRANÇA

Será que durante a passagem do governador nossos políticos lembraram a ele a promessa não cumprida, no caso a Netuno, com certeza não, eles não possuem a altivez que Belém tanto precisa.

Será que lembraram a ele que a rota Fortaleza\São Paulo\Rio Grande Sul, passava por Belém e que por conta do lago de Itaparica à ponte que seria construída na Barra do Tarrachil teve que ser deslocada para o Ibó?

Será que lembraram ao governador os enormes prejuízos que a CHESF causou a Belém e ele como detentor do cargo de presidente daquela empresa poderia cobrar algo em nosso favor? Com certeza não, lá eles pareciam preocupados em se fotografarem com suas famílias ao lado do Governador.

Senhores políticos, que briguem, mas que se brigue por coisas mais importantes, e não por promessas. Belém precisa sim, de quem tenha coragem para lutar por um projeto irrigado para as ilhas do município. Enquanto não for assim, assim continuaremos a ser, sem importância, sem atenção e recebendo verbas em quantias menores do que outros municípios, como ocorreu com o recente roteiro do governador.

Fonte: Blog Tadeu Sá.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *