Chuva de meteoros raríssima ocorre no dia 21 de outubro deste anoFoto: Nasa/JPL-Caltech/ND
Para acompanhar, procure um local afastado das luzes da cidade e olhe para o nordeste (no hemisfério sul). Os meteoros parecem surgir da constelação de Órion, mas podem ser vistos em qualquer direção.
Chuva de meteoros Oriônidas será visível no Brasil?
De acordo com a Nasa, a chuva de meteoros raríssimos será visível em toda a extensão territorial do Brasil, especialmente em locais sem poluição luminosa e dependendo das condições climáticas do dia.
O evento ocorrerá por volta da 1h e 5h da madrugada, conforme o portal especializado em astronomia Star Walk.
Como localizar no céu a chuva de meteoros?
O coordenador da American Meteor Society, Robert Lunsford, o melhor momento para ver a chuva será a partir da meia-noite, quando a constelação de Orion, que é a radiante Oriônidas, estiver alta no céu.
É importante lembrar que a chuva de meteoros raríssimos podem surgir em qualquer direção. Apesar disso, ela será melhor visível na direção norte do país.
Um mês para olhar para cima
Outubro de 2025 será um dos meses mais ativos do ano para quem gosta de astronomia. Entre a superlua e as duas chuvas de meteoros, há muitos motivos para sair à noite e admirar o céu.
Segundo a NASA, essas observações ajudam a conectar as pessoas com o universo e com o ritmo natural dos corpos celestes.
Lídia Gabriella
Lídia Gabriella é jornalista em formação pela UFSC e começou a atuar na área em 2022, com passagens pelo Ceart (Udesc) e assessoria. Participou da cobertura das Olimpíadas e das enchentes de Porto Alegre em 2024. No ND Mais, integra editorias com foco em bem-estar, casa, jardinagem, comportamento e astrologia. Possui cursos em jornalismo esportivo e copywriting, além de se especializar em técnicas de SEO aplicadas ao conteúdo digital