Equipe FSAE Carcará da Univasf se prepara para competir na 21ª edição da Fórmula SAE BRASIL

A Fórmula SAE Carcará, equipe formada por estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e dedicada ao desenvolvimento de veículos de corrida, está nos ajustes finais do novo carro que disputará a 21ª edição da Fórmula SAE Brasil. A equipe que venceu a competição em 2023 participa da edição deste ano com ainda mais expectativas.
]O evento acontecerá na cidade de Piracicaba (SP) entre os dias 30 de julho e 3 de agosto.

O protótipo para a competição deste ano está na fase final de produção da nova carenagem, que inclui o bico e as laterais do automóvel. Logo após o procedimento, o carro passará pela adesivagem dos patrocinadores e colaboradores. Trata-se de um veículo de performance, desenvolvido e manufaturado pela equipe, utilizando ferramentas, técnicas e normas da indústria veicular automotiva. “O diferencial do nosso carro este ano está nos processos adotados para manutenabilidade, resultado dos esforços e estudos dos membros”, destaca a capitã da equipe, Vângela Araújo, que está no projeto há quatro anos.

Nessa edição da Fórmula SAE Brasil, o Carará representará Pernambuco na Categoria Combustão.  “A visibilidade desses projetos no âmbito nacional é fundamental e o Carcará já está se destacando nacionalmente” comenta a professora do Colegiado de Engenharia Mecânica e orientadora do projeto, Edna Santiago Benta. Para a competição deste ano, a expectativa da equipe é ficar no top 10 na categoria.

O projeto de extensão FSAE Carcará surgiu em 2018 voltado para alunos de engenharia, com o objetivo de participar da competição nacional organizada pela SAE Brasil Estudantil. Formada por cinco membros efetivos e oito em processo de trainee, o grupo é responsável pela construção de um carro tipo fórmula. A equipe iniciou sua participação no evento em 2022 como ouvintes e, em 2023, na 19ª edição, competiu pela primeira vez, conquistando o primeiro lugar na categoria Presentation.

Entre os cursos participantes do projeto estão as Engenharias Mecânica, de Produção, de Computação, Elétrica, Agrícola e a Artes Visuais. A equipe viaja neste sábado (26) e Vângela espera que a equipe tenha conseguido observar e cumprir todas as regras do regulamento. “Com isso, esperamos passar em todas as provas sem grandes dificuldades”, afirma a estudante.

Criada em 2004, a Fórmula SAE BRASIL é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo iniciada em 1991. A iniciativa de criar no Brasil uma afiliada da SAE International teve como resultado, o desempenho de um papel fundamental na disseminação de conhecimento para os profissionais da indústria de mobilidade Brasil, por meio de eventos técnicos e cursos promovidos anualmente.

Mais informações sobre o projeto FSAE Carcará podem ser encontradas na página do instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *