Laboratório de solos e plantas de Petrolina conquista importantes selos e certificações nacionais

O LASP – Laboratório de Solos e Plantas de Petrolina – PE, conquistou o Certificado de Excelência/ Selo de Qualidade do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade – PAQLF e o Selo PIATV, certificação do Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal. Figurando entre os melhores laboratórios do país, o LASP conquistou a certificação PAQLF após participar de uma avaliação nacional, coordenada pela Embrapa Solos (RJ).

Segundo o pesquisador da Embrapa Solos (RJ), e coordenador do PAQLF, Marcelo Saldanha, uma avaliação cuidadosamente a qualidade analítica de 180 laboratórios de todos os estados brasileiros. “O LASP atendeu com excelência aos critérios de qualidade das análises de fertilidade, micronutrientes e granulometria, tendo soluções com confiabilidade as determinações constantes no Manual de Métodos de Análise de Solos da Embrapa durante o exercício interlaboratorial 2024/2025”, ressaltou.

A certificação para o Selo PIATV, coordenada pela ESALQ/USP, também obedeceu a uma avaliação rigorosa, envolvendo 168 laboratórios do Brasil e de países, a exemplo do Paraguai, Uruguai e Angola. Uma avaliação do estado nutricional das plantas de importância fundamental para recomendação e aplicação de nutrientes.

De acordo com a engenheira agrônoma, com PHD em Ciências do Solo, e coordenadora do LASP, Mayame Brito, essas conquistas ampliam, mais ainda, o compromisso do laboratório com os produtores agrícolas do Vale do São Francisco e de várias outras regiões do país. “Nosso laboratório dispõe de equipamentos de última geração e uma equipe formada por profissionais em química, técnicos agrícolas, biólogos e área administrativa. Profissionais altamente especializados nas áreas de análises de fertilidade do solo, tecido vegetal, composto orgânico, esterco e avaliação de fertilidade de gemas”, destacou.

O LASP – Laboratório de Solos e Plantas de Petrolina – PE, existe há 27 anos e é fruto de uma parceria entre a Associação dos Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), a IPA – Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária e a Embrapa Semiárido. Para o presidente da Valexport, José Gualberto de Almeida, as conquistas representam uma garantia de confiabilidade dos produtores agrícolas, envolvendo a recomendação de adubação com rapidez, segurança e eficiência. “O LASP oferece ainda ao produtor rural e também às instituições financeiras a validação de análise, que é uma ferramenta necessária para aprovação de programas de financiamento e custeio de trabalho”, concluiu.

Class

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *