Salgueiro vai sediar primeiro seminário do projeto “Conexões Transnordestina” com participação da Sudene e especialistas

No dia 24 de julho, Salgueiro sedia o primeiro seminário do projeto “Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Move Pernambuco”, uma iniciativa conjunta da Sudene com o portal Movimento Econômico.

O evento ocorre no Spaço Fest, por trás do Salgueiro Shopping, e será aberto pelo superintendente da autarquia federal, o pernambucano Danilo Cabral. A ação tem como objetivo fomentar o debate sobre os impactos econômicos e logísticos do ramal Salgueiro – Suape da Transnordestina.

Durante o projeto “Conexões Transnordestina” serão realizados sete encontros em cidades-chave ao longo da ferrovia. Após Salgueiro, o seminário passa por Petrolina, Araripina, Belo Jardim, Caruaru, São Bento do Uma e Recife. Cada evento abordará oportunidades específicas para os arranjos produtivos locais. Serão colhidas sugestões e opiniões do setor produtivo para encaminhamentos aos governos Federal e de Pernambuco.

Em Salgueiro, cidade estratégica no traçado da ferrovia, o evento terá participação do economista, professor da Univasf e pesquisador da Embrapa Semiárido, Pedro Carlos Gama; e da presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Regilane Barros. Eles discutirão juntos o tema “Salgueiro como ponto logístico e estratégico da Trasnordestina”.

Ramal Salgueiro – Suape

O novo ramal da Ferrovia Transnordestina que corta Pernambuco, orçado em R$ 3,5 bilhões e com conclusão prevista para 2029, será executado pela Infra S.A. A ação de retomada das obras já registra avanços nos projetos básicos, licenciamentos e estudos técnicos. Com o empreendimento, Pernambuco se transformará em um importante eixo logístico de escoamento da produção agroindustrial, mineral e energética no Nordeste, com a linha férrea conectando o Sertão ao Porto de Suape.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *