GRANDE PLENÁRIA DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ACONTECERÁ DIA 15 DE MAIO

blogqsp.plenariaApós dois dias de discussões (06 e 07), os participantes da II Conferência Municipal de Educação realizaram  as inscrições para a grande plenária que acontecerá na próxima semana e entregaram as atas com as devolutivas da socialização feita por cada representante com seu grupo – que neste caso inclui escolas, sindicato, associações e organizações civis.

O evento final da Conferência será realizado no dia 15 de maio, das 7h30 às 17h30 no Colégio Paulo VI, e a expectativa é de que em torno de 700 pessoas participem. Neste momento, todas as avaliações e propostas feitas serão levadas à apreciação pública, por isso é importante que os mais diversos segmentos da sociedade estejam presentes, ajudando a construir o documento final que será encaminhado, pelos delegados eleitos na assembleia, à Conferência Estadual e posteriormente à Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014).

Explicando em detalhes, a Diretora de Gestão Escolar da Secretaria de Educação e Esportes, Cristine Hermenegildo, esclarece que para os primeiros debates foram convocados representantes de cada setor, que ficaram com a função de socializar as propostas com os demais. “Eles estenderam o diálogo aos pais, alunos, professores e outros, assegurando a participação popular e a democratização de todo o processo”, ressaltou.

Um exemplo de construção coletiva, em busca desta tão sonhada educação de melhor qualidade, foi dado nesta manhã com as colocações e devolutivas dos Articuladores de Educação Tecnológica da Rede Municipal de Ensino – cargo que foi criado em 2011 através do concurso público –, a respeito da inserção dos mesmos na categoria “Profissionais de Educação”.

“Até hoje só são reconhecidos como profissionais de educação os licenciados. Assistentes sociais, psicólogos e articuladores, por exemplo, ainda estão de fora. Será preciso uma alteração na LDB para que possamos mudar essa realidade. Esse é um pleito justo, que com certeza será levado à apreciação da plenária e chegará a Brasília”, avaliou o titular da SEDUC, Clériston Andrade.

Propostas como essa serão debatidas e votadas no evento final do dia 15 de maio. Segundo a coordenadora pedagógica, Nídia de Paula Gonçalves, a expectativa dos educadores é muito positiva. “Acho esse um momento muito importante para a educação de Juazeiro e do Brasil, pois iremos discutir e avaliar as políticas públicas que constam no Plano Nacional de Educação”, destacou. A plenária final também contará com uma palestra sobre “Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem”, e será aberta ao público.

Anna Monteiro

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *