Com inscrições encerradas , superando a última edição, percursos aferidos e premiação atrativa, a prova consolida-se como um dos principais eventos do calendário da corrida de rua no Brasil, atraindo atletas de elite nacionais e internacionais.
Novidades nos Percursos e Aferição Oficial
Neste ano, a organização implementou mudanças significativas nos percursos de 5km e 15km , melhorando a experiência dos corredores.
O percurso de 15km, diferentemente do ano passado, não incluirá o trecho “Beira D’água”, com os atletas retornando próximo ao posto All timer e, ao invés de entrar diretamente para a chegada em frente a Seiva do Vale, seguirão até a proximidade do retorno da PRF, para então pegar a via local e chegar ao ponto de largada e chegada.
Uma das principais inovações é a aferição oficial do percurso de 5km pela World Athletic . Essa certificação é um marco importante, pois a prova de 5km da Corrida do Agronegócio é o único no calendário da World Athletics que pode garantir vagas para atletas no Sul-Americano de Corrida de Rua .
“Essa particularidade atrai corredores de diversas regiões do país em busca dessa qualificação.
Os mapas detalhados dos percursos de 5km e 15km estão disponíveis e serão divulgados para os atletas. A largada e chegada para ambas as distâncias acontecem em frente a Seiva do Vale, no mesmo local, otimizando a logística do evento”, afirma Marciano Barros, coordenador técnico do evento.
Presença de Elites Nacionais e Internacionais
A 2ª Corrida Rústica Internacional do Agronegócio contará com a participação de um número significativo de atletas de elite. É esperada a presença significativa de corredores quenianos e etíopes , com a previsão de no mínimo 10 atletas desses dois países, além de competidores do Brasil e de outras nações como Paraguai, Argentina, Uganda, Espanha e Bélgica.
Entre os destaques brasileiros, a prova recebeu atletas de altíssimo nível, como Justino Pedro , que recentemente conquistou o pódio na Maratona do Rio e Núbia Oliveira , que conquistou a segunda melhor marca da história nos 10.000m em corridas de rua (32 minutos), tendo competido no Japão em maio e sendo o atual campeã brasileiro do Troféu Brasil nos 10.000m.
“A expectativa é de um nível técnico elevado, reforçando a confiança da prova como a mais rápida do Brasil na distância de 15km” .
Segurança no Trânsito e Impacto Econômico Positivo
A organização da corrida contará com o apoio irrestrito da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar, do Exército Brasileiro e da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) , que trabalharão em conjunto para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos atletas.
Com vasta experiência no controle de fluxo de pessoas e veículos em vias urbanas e BRs, essas instituições implementam demarcações específicas para que o trânsito flua normalmente, enquanto os corredores desfrutam da pista com segurança.
“Os impactos do evento para a cidade são amplamente positivos. A corrida atrai uma grande quantidade de atletas de outras regiões, impulsionando a economia local.
Com mais de R$ 100.000 em premiação, incluindo R$ 15.000 para o primeiro colocado nos 15km, a Corrida Rústica Internacional do Agronegócio oferece uma das melhores premiações do Nordeste, incentivando a participação de corredor de alto rendimento.
Esse fluxo de visitantes se reflete diretamente no setor hoteleiro e de restaurantes, gerando um impacto
Além disso, o evento proporciona uma visibilidade ímpar para a cidade, consolidando o cenário nacional e internacional das corridas de rua no ano passado, a prova já se destacou por reunir uma maior quantidade de atletas africanos em uma única competição no Nordeste, e essa tendência de excelência deve se repetir nesta edição”, concluiu Marciano.
Serviço
2ª Corrida Rústica Internacional do Agronegócio
Quando: 13 de Julho
Onde: Petrolina
Largada: 6:30h
Percursos: 5km e 15km
Imagens : Minussi Audiovisual
Assessoria de Comunicação Seiva do Vale/2ª Corrida Rústica Internacional do Agronegócio