Parceria entre CAATINGA e Ecosol ofertará novas possibilidades de crédito para as famílias agricultoras

Criada para proporcionar melhor qualidade de vida para as famílias agricultoras através de pequenos financiamentos, a carteira de crédito, terá novos rumos no território Sertão do Araripe. O Crédito Agroecológico Solidário que atualmente é gerido pelo CAATINGA passará gradativamente, a ser administrado pela ECOSOL Araripe, o que proporcionará o acesso dos agricultores/as a novos créditos e poupança. O Crédito Agroecológico Solidário, ou carteira de crédito consiste numa forma de financiamento de crédito para agricultores/as através de suas organizações. Com baixas taxas de juros, o banco da Agricultura familiar é administrado por agricultores/as que fazem anualmente a prestação de contas de todos os recursos que entram e saem da cooperativa.


Com a celebração da parceria que aconteceu no último dia 26 de maio, no auditório do Caatinga em Ouricuri-PE, parte do recurso da carteira de crédito foi repassada para a Cooperativa de Crédito Rural da Economia Solidária do Araripe (ECOSOL Araripe) a fim de que possam ser iniciados os trabalhos de sensibilização e adequação das famílias ao novo processo de filiação.


“Essa parceria é de grande importância para ECOSOL porque a instituição precisa ser conhecida pela população do Araripe. Nosso trabalho não é só emprestar crédito, mas é preparar as famílias para que elas possam melhorar a sua qualidade de vida e renda”, destaca o presidente da Ecosol Araripe, Henrique Gonçalves.


Nos primeiros seis meses o Caatinga vai à campo junto com a Ecosol, a fim de que os membros da cooperativa, sejam capacitados para gerenciar os recursos provenientes do crédito. Terminado esse período, será feita uma avaliação do desempenho da Ecosol no gerenciamento dos recursos.


“Há cerca de três anos o Caatinga já vinha pensando em firmar essa parceria, tendo em vista, que nós trabalhamos na assessoria e apoio, e portanto, achamos que cabe a instituição de crédito o gerenciamento da carteira. A idéia, é que gradativamente, a Ecosol administre os recursos”, salienta o Agente de Crédito do CAATINGA, Xavier Vieira.


Para acessar o crédito produtivo, de infraestrutura e especial os agricutores/as precisam ter seu pedido aprovado pela Assembléia das Associações e pelo Comitê Gestor de Crédito. Além disso, o agricultor/a deve se dirigir à sede da Ecosol Araripe portando cópia do RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento, se for solteiro. Caso a pessoa seja casada, deve levar cópia dos seus documentos pessoais e de seu/a parceiro/a e também da certidão de casamento para associar-se. No ato é preciso fazer uma cota de R$ 100,00 que pode ser parcelada em duas vezes.




Elka Macedo

Assessoria de Comunicação – CAATINGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *