Dia Mundial de Controle do Tabagismo é lembrado em Juazeiro com passeata no Dom José Rodrigues

Na tarde desta terça-feira, 31 de maio, Dia Mundial de Controle do Tabagismo, a Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom) e da Equipe de Saúde da Família (ESF), lembrou a data com uma passeata pelas ruas principais do bairro Dom José Rodrigues. O movimento de conscientização iniciou na escola Antonilho Cardoso e seguiu pelas principais ruas do bairro com a animação da banda de Fanfarra da escola. Com o apoio de estudantes e professores, a ESF entregou aos comerciantes cartazes informativos sobre as Leis de proibição do uso do cigarro em ambientes fechados e orientou a população com relação aos malefícios que o cigarro provoca no organismo. Para a comerciante Maria do Socorro Nobre, 49 anos, a mobilização deveria acontecer periodicamente na cidade. “Infelizmente a cultura do Nordeste é fumar, beber, e esta ação contribui para possíveis mudanças de costumes. Se as pessoas são informadas, elas são estimuladas a mudar de comportamento”, opinou.

“Sou totalmente contra o uso do cigarro. Tenho uma padaria e me incomoda muito, quando logo cedo tenho que respirar um ar poluído e mau cheiro. O que mais me chama atenção é que os mais velhos estão abandonando o mau hábito, mas os jovens cada dia aderem mais ao fumo. Gostei desta iniciativa da prefeitura, pois alerta, principalmente os jovens”, disse a comerciante Valéria da Silva Alves, 32 anos.

Para as estudantes da escola Antonilho Cardoso, Débora Barbosa e Mayara Oliveira, a passeata conscientizou as pessoas do bairro sobre as conseqüências do cigarro para a saúde. “Adorei. Nunca vou fumar e vou ajudar meus parentes que fumam a largarem o cigarro porque além de prejudicar eles próprios, afeta ainda quem estiver ao lado. É muito ruim”, falou Débora Barbosa, 15 anos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), morrem no Brasil 200 mil pessoas por ano devido ao tabagismo. Por essa razão, o coordenador do Programa de Controle do Tabagismo no município, Antônio Monteiro, vem promovendo em órgãos públicos e privados palestras, apresentações de teatro e passeatas para chamar atenção da comunidade para os malefícios do fumo. “Nossa intenção foi despertar o cidadão para os males que o tabaco causa à saúde e os riscos que o cigarro representa na vida das pessoas”, ressaltou. A ação foi encerrada na escola com apresentação de peças teatrais educativas.

 

Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *