Professores da Rede Municipal de Petrolina participaram de formações nas áreas de Ensino Religioso e Educação Inclusiva

Orientar os professores da Rede Municipal de Ensino através de informações, palestras, vídeos e oficinas foi o objetivo das atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (SMEP) na formação pedagógica continuada, que ocorreu no último sábado (28), na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (Facape), no bairro Vila Eduardo. O evento foi destinado a 150 professores que lecionam a disciplina de Ensino Religioso e que trabalham com Educação Inclusiva. A formação sobre Educação Inclusiva foi repassada pela Coordenadora de Educação Inclusiva, Marineide Caiana, que orientou os professores sobre como lidar com os alunos deficientes, a maneira de recebê-los na escola e o processo do ensino, aprendizagem e avaliação dos discentes de maneira inclusiva.


A formação de Ensino Religioso foi ministrada pelas técnicas pedagógicas da Secretaria de Educação, Luciene Pereira e Aparecida Freire, que apresentaram os parâmetros curriculares nacionais (PCN) na área de ensino religioso, mostrando aos professores as diversidades de religiões e a maneira adequada de transmitir os conhecimentos para os alunos. Durante a formação, foram realizadas oficinas, trabalhos em grupos e apresentados a importância dos símbolos religiosos, crenças, entre outros.


O prefeito Julio Lossio destacou que o ensino do município tem avançado, devido às qualificações disponibilizadas para os docentes. “Sabemos que profissionais bem capacitados e motivados geram bons frutos e isso tem se refletido nos resultados positivos alcançados no IDEB e, também, no destaque dos nossos alunos em concursos nacionais, como na olimpíada nacional de matemática e da língua portuguesa”, avaliou Lossio.


Segunda a técnica pedagógica e professora, Aparecida Freire, o objetivo do encontro foi promover uma discussão em que o professor reflita sobre a importância da busca do conhecimento das manifestações religiosas. “Pensamos em uma proposta curricular que contemplasse os temas relacionados a Culturas e Tradições Religiosas; Escrituras, templos e espaços sagrados; Ritos; religiões de origem africanas, entre outros. Segundo os PCN de ensino religioso, é necessário proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando, bem como subsidiá-lo na formulação do questionamento existencial, para dar sua resposta devidamente informada, analisando também o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais”, explicou.


O professor da Escola Municipal Monteiro Lobato, Augusto Gouveia, que participou da formação de Ensino Religioso relatou a importância do evento. “A inclusão da disciplina de Ensino Religioso no calendário das formações pedagógicas é muito importante porque possibilita aos professores buscarem novas possibilidades de conhecimentos para serem aplicados em sala de aula”. Já para a professora Celione Maria da Silva, que também esteve na formação de sábado, o momento foi informativo e inovador. “As formadoras trouxeram algo inovador, pois abordaram de forma pedagógica as diversas religiões e suas importâncias para a formação social do caráter do indivíduo. Parabenizo a Secretaria de Educação por quebrar o tabu de falar sobre religião e pelo domínio de conteúdo e material atual e diversificado que foi nos apresentado”, enfatizou.

Ascom/PMP

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